Pular para o conteúdo

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

    Descubra o Que é Bom Para Unha Encravada e Pare de Sentir Dores

    Descubra o Que é Bom Para Unha Encravada e Pare de Sentir Dores

    o que é bom para unha encravada

     O que é a unha encravada e como podemos evitar o surgimento desse doloroso problema?

     

    Introdução

    Só quem já teve uma unha encravada sabe a dor que ela causa.

    A unha encravada pode causar grande incômodo e atrapalhar fortemente o dia a dia de quem enfrenta o problema.

    Para que você possa evitar que a unha encravada ocorra ou, até mesmo, como lidar melhor com o problema, caso você esteja enfrentando-o agora, vamos te dar algumas dicas importantes, como a melhor forma de aliviar dor de unha encravada, como desencravar unha da mão e, ainda, como agir quando a unha encravada com pus e sangue.

    Veja mais agora!

     

    O que é a unha encravada?

    A unha encravada é provocada pelo crescimento anormal da unha em direção à pele, lesionando-a e causando dor intensa.

    Esse tipo de problema está mais frequentemente relacionado à forma inadequada de se cortar, lixar e tratar as unhas dos pés, mas também pode ocorrer nas mãos.

    Quando nos pés, a unha que encrava pode estar também relacionada ao uso de calçados inadequados.

    Em ambos casos o tratamento exige um corte adequado das unhas, bem como cuidados com a assepsia, uma vez que também é comum que as unhas encravadas inflamem e, em casos piores, infeccionem.

     

    Por que a unha pode encravar?

    A unha pode encravar por diversas razões, conforme vimos antes. Confira mais detalhadamente agora.

     

    Causas da unha encravada

    unha encravada dores

     

    As nossas unhas possuem uma curvatura natural, que tem por objetivo proteger nossos tecidos e, ainda, não causar incômodo quando utilizamos calçados.

    Quando utilizamos um calçado inadequado, que pressiona excessivamente a unha em direção à pele, acabamos comprometendo a biodinâmica do nosso corpo.

    Da mesma forma, quando o calçado está folgado demais, vários choques são distribuídos pela unha, atrapalhando também seu desenvolvimento.

    Por conta disso, uma das causas mais comuns da unha encravada é a utilização de calçados inadequados ou pouco regulados para seus pés.

    Outras causas também podem estar relacionadas, como o corte inadequado das unhas (o formato ideal é sempre quadrado, evitando cortar os cantos, que podem, depois, entrar na pele) ou, ainda, complicações, como micoses, que tendem a deixar as unhas mais grossas.

     

    Unha encravada da mão

    unha encravada dores

     

    Embora livres de calçados, as unhas das mãos também podem encravar quando os cuidados que destinamos a elas são insuficientes.

    As causas das unhas encravadas nas mãos estão relacionadas à traumas da unha (como quebras acidentais ou, até mesmo, impactos, pancadas) e, ainda, com o corte inadequado das unhas.

    Pessoas que roem as unhas também podem experimentar o encravamento delas, sobretudo porque o formato delas tende a ser modificado, atrapalhando o curso do seu crescimento.

    unha encravada da mao

     

    A utilização de medicamentos como Roacutan ou, ainda, quimioterápicos também pode atrapalhar o desenvolvimento natural das suas unhas, fazendo com que elas encravem. 

     

    O que é bom para unha encravada

    Tão logo você se depare com uma unha encravada, é hora de adotar algumas estratégias que podem te ajudar a encarar o problema!

     

    Tratamento caseiro para unha encravada

    Um dos primeiros cuidados a se ter quando você notar que uma das suas unhas encravou é fazer a correta assepsia do lugar, evitando que o processo inflamatório decorrente seja interrompido. 

    Lave a pele e as unhas com água e sabão e certifique-se de secá-la de forma adequada, evitando também um processo infeccioso.

    Se a lesão for dolorosa demais, um escalda-pés com água morna e óleo essencial de melaleuca, que é um bactericida natural.

    Depois, utilizando um instrumento adequadamente limpo, tente levantar as pontas das suas unhas, desencravando-as e, então, aplique um antisséptico em spray, facilmente encontrado em farmácias.

    Agora basta proteger as suas unhas com um curativo limpo e que possa amortecer impactos da sua caminhada.

    Considere também a troca dos seus calçados por aqueles de modelo anatômico ou ortopédico, que, quando adequados aos seus pés, evitam que suas unhas encravem, formem calos, e ainda, outras lesões, como joanetes.

     

    Quando procurar um especialista para unha encravada

    Sempre que você identificar uma unha encravada, busque um podólogo de sua confiança ou um dermatologista quando notar que a pele ao redor da unha infeccionou.

    Esse tipo de lesão exige acompanhamento médico, sobretudo para evitar complicações que podem necessitar de intervenções cirúrgicas, como remoção das suas unhas.

    No podólogo, as unhas que não estiverem infeccionadas podem ser desencravadas de forma mecânica, o que exige uma técnica precisa, bem como instrumentos específicos, para que você não se machuque ou piore ainda mais o quadro.

     

    Como evitar que a unha encrave

    Evitar que a unha encrave exige alguns cuidados sobretudo relacionados com a forma de cortar as unhas dos pés, bem como com os calçados que você utiliza.

    A utilização de calçados convencionais pode agravar o quadro de unhas encravadas, por conta da forma com que eles são constituídos, sem levar em conta a anatomia dos nossos pés.

    Calçados que tendem a empurrar nossos pés para frente, como aqueles de salto, com a plataforma pouco anatômica, fazem com que a unha seja constantemente pressionada para dentro, encravando.

    Outros calçados, como aqueles com cabedal muito estreito, acabam por apertar os dedos uns contra os outros, aumentando a possibilidade de desenvolver joanete ou, ainda, unha encravada.

     



    Calçados para unha encravada

    Os calçados anatômicos e ortopédicos são perfeitos para evitar que as suas unhas encravem, sobretudo porque eles são constituídos para que seu corpo seja verdadeiramente respeitado, não em só em suas formas, mas em sua biodinâmica.





    Com eles, é possível ter mais estabilidade ao caminhar, ter as pressões corretamente distribuídas e, ainda, impactos absorvidos sem sobrecarregar suas articulações.

    Especialmente para as unhas encravadas, os calçados ortopédicos são essenciais porque também se moldam aos pés conforme o uso, evitando que os dedos sejam apertados uns contra os outros.

     

     

    Conclusão

    As unhas encravadas são problemas comuns, que atingem muitas pessoas e geralmente estão relacionadas com o uso de calçados inadequados ou, ainda, com o corte inadequado das unhas.

    O problema, embora seja de fácil solução, é recorrente entre as pessoas que não mudam seus hábitos de higienização e corte das unhas e, ainda, entre aquelas que não utilizam calçados adequados, como os ortopédicos e anatômicos.

    comment 4 comentários

    J
    Joelma Belo calendar_today

    Muito bom seu conteúdo,bem explicado e de forma que entendemos. Parabéns !!!

    R
    Roseni da Silva santos calendar_today

    To muito enteressada em conheser o pro duto de vcs,

    C
    CLEUSA BISPO DOS SANTOS calendar_today

    100

    R
    Rosa mAria mette calendar_today

    Maravilhoso e ótimo conteúdo 👏👏👏 sou podóloga🤗

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    Entrega Garantida

    Oferecemos frete gratuito com entrega rastreável

    Parcele em até 12x

    Aceitamos cartão de crédito e boleto bancário

    Atendimento 24h

    A nossa equipe está sempre preparada para te atender

    WhatsApp

    Perguntas Frequentes

    Encontre aqui a resposta que você procura

    FAQ

    ✔️ Produto adicionado com sucesso.