Pular para o conteúdo

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

    Tipos de pisada: Pronada, Supinada ou Normal. Saiba Qual o Seu!

    tipos de pisada
    tipos de pisada

    Você sabia que existem três tipos de pisada e que cada uma interfere diretamente nas suas escolhas em relação aos seus calçados?

     

    Introdução

    Cada um dos tipos de pisada - pronada, supinada ou neutra - exigem cuidados diferentes e, naturalmente, calçados diferentes.

    Descubra, hoje, o que cada tênis para pisada supinada ou tênis para pisada pronada precisa ter e, ainda, como saber meu tipo de pisada!

     

    Quais são os tipos de pisada

    Existem três tipos de pisada e cada uma acaba por exigir cuidados diferentes com o tipo de calçado a ser utilizado, bem como atenção redobrada na hora de comprá-los.

     

    Pisada Pronada

    É caracterizada pelo contato da parte externa do calcanhar com o chão de forma desproporcional.

    Naturalmente, com esse tipo de pisada, o pé tende a rodar para dentro, fazendo com que a região do dedão não toque o chão da forma adequada e esperada.

     

    Riscos da pisada pronada

    A pisada pronada pode representar um risco para a saúde das suas articulações, sobretudo a dos joelhos.

    Isso porque, graças à rotação que esse tipo de pisada proporciona em seus pés, os joelhos e tornozelos são deslocados dos seus eixos naturais, o que pode fragilizá-los.

    Nos joelhos, a pisada pronada pode causar os famosos joelhos em X, que são caracterizados por uma inclinação anormal dos joelhos para dentro, de forma que coxas e tornozelos tendem a inclinar para fora.

    Além disso, a pisada pronada também pode causar complicações nos pés, como desalinhamento ósseo.

     

    Pisada Supinada

    A pisada supinada, ao contrário da pisada pronada, faz com que os pés acabem tocando o solo com a parte externa.

    Assim, este tipo de pisada acaba alterando o eixo de equilíbrio do corpo, deslocando o seu peso para a parte externa dele.

    Geralmente, as pessoas com este tipo de pisada também acabam por super desenvolver o arco do pé, criando o que chamamos de pé cavo.

     

    Riscos da pisada supinada

    Como o arco plantar de quem tem esse tipo de pisada acaba se desenvolvendo de forma exagerada, há também um risco aumentado para o desenvolvimento de fascite plantar.

    Além disso, quem tem a pisada supinada pode ter também maior risco para lesões de tornozelo, por conta da sobrecarga existente na lateral dos pés.

     

    Pisada Neutra (normal)

    A pisada neutra é caracterizada pela distribuição correta do peso na sola dos pés e, ainda, pela forma como os pés tocam o chão no momento de uma caminhada ou corrida.

    Quando temos a pisada neutra, deixamos de ter pressões desproporcionais em partes específicas dos pés, aliviando também as chances de desenvolvermos lesões típicas dos tipos de pisada.

     

    Como identificar o tipo de pisada?

    Para identificar o tipo de pisada, podemos fazer alguns testes, que podem ser determinantes para que façamos uma escolha mais acertada dos calçados que temos de comprar no futuro.

    Veja, a seguir, quais são estas formas de compreender a forma como pisamos.

     

    Teste caseiro

    Para compreender como os seus pés tocam o chão e para identificar o seu tipo de pisada, molhe seus pés com água e caminhe sobre algumas folhas de jornal, de forma natural.

    Depois analise as imagens que se formaram:

    • Pisada formando o desenho completo de um pé, sem reentrâncias na região do arco plantar: pisada pronada.
    • Marca formando uma grande reentrância na região do arco plantar, como se ele não tocasse o chão (a não ser pela lateral): pisada supinada.
    • Pisada formando uma pequena reentrância na região do arco plantar e contendo uma borda mais grossa, de pelo menos a largura de um dedo: pisada normal.

    teste tipo de pisada



    Sola do sapato

    Há quem diga que podemos, através do desgaste gerado pelo caminhar, em nossas solas de sapato, identificar o tipo de pisada que temos.

    No entanto, isso nem sempre procede totalmente.

    O desgaste é natural na parte externa de qualquer calçado porque todos os tipos de pisada acabam por sobrecarregar essa parte dos nossos pés, por conta da própria biomecânica do caminhar.

    Portanto, não confie totalmente neste tipo de avaliação caso você esteja pensando em fazê-la para comprar um calçado mais adequado para seus pés.

     

    Consulte um especialista

    qual meu tipo de pisada

    A melhor forma de descobrir qual é o seu tipo de pisada é buscar um médico ortopedista, que é o especialista que realmente pode te ajudar.

    Busque, preferencialmente, um que seja expert em tornozelos e pés, pois ele também estará munido de conhecimentos mais específicos sobre a biodinâmica do andar.

    Para que se possa saber, exatamente, como se pisa, o médico poderá fazer o teste de baropodometria, que consiste em fazer uma avaliação mais específica dos pontos de maior pressão e contato dos pés com o solo.

    Este especialista também poderá indicar outros tratamentos que podem ser feitos para que sua pisada seja corrigida.

     

    Tratamento

    Não há um tratamento muito específico para a pisada pronada ou supinada, mas algumas estratégias podem ser utilizadas pelo seu médico quando o seu tipo de pisada causar problemas para a sua saúde.

    O primeiro passo, sem dúvida, é fazer um estudo dos tipos de pisada, descobrir qual a sua e, aí sim, traçar um diagnóstico sobre ela.

    Isso é necessário porque não exatamente os tipos de pisada interferem de fato em nossa saúde e qualidade de vida.

    No entanto, caso interfiram, os melhores tratamentos para os tipos de pisada consistem em:

    • Fisioterapia com o objetivo de correção da passada e, ainda, tratar lesões existentes pelo tipo de pisada;
    • Utilização de calçado adequado para cada tipo de pisada, de forma que não se piore os problemas de saúde que já possam ter surgido;
    • Usar palmilhas adequadas para o seu tipo de pisada, corrigindo os campos de maior contato dos seus pés com o solo.

    Conheça agora o melhor tênis para equilibrar a pisada

     



    Conclusão

    Existem três tipos de pisada - normal, supinada e pronada - e cada uma delas corresponde a uma forma específica dos nossos pés tocarem o solo.

    Nem sempre um tipo de pisada específico nos causará lesões, mas existem formas de evitá-las, que é adquirido calçados específicos para a sua pisada ou, ainda, utilizando palmilhas a fim de corrigi-las, o que tende a ser bastante eficiente.

    comment 10 comentários

    D
    Dirce Rejane de Lima Souza calendar_today

    Nós meus 54 anos de vida não tinha conhecimento no assunto.nem imaginava que pudesse existir informações tão importante como as que eu li e aprendi nessa matéria.meus parabéns pela excelência em qualidade de uma forma geral.👏👏👏👏 que deus abençoe vocês 💕

    S
    Sirlei Maria Verona dos Santos calendar_today

    Boa noite. Gostaria de saber se tem algum calçado adequado pra quem sofre da síndrome de haglund, e se a Condi pode me dar mais detalhes deste tipo de problema, pois estou com muita dor no meu pé.

    R
    Roselaine Miguelina Da Silva calendar_today

    Parabéns à equipe Condi.
    Vou pesquisar pra saber qual é a minha pisada.

    M
    Maria Fátima B. C. da S. calendar_today

    Boa noite a TDS! Minha pisada é supinada, sofro bastante e caio muito, meu último tombo quebrei 6 costelas. Procuro usar calçados ortopédicos que auxilia , melhorando a qualidade de vida.

    M
    María de Fátima Bezerra calendar_today

    Tenho Joanete que já deixa o pé deformado por si só.mue Tênis fica c o calcanhar todo desgastado na parte de dentro

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    Entrega Garantida

    Oferecemos frete gratuito com entrega rastreável

    Parcele em até 12x

    Aceitamos cartão de crédito e boleto bancário

    Atendimento 24h

    A nossa equipe está sempre preparada para te atender

    WhatsApp

    Perguntas Frequentes

    Encontre aqui a resposta que você procura

    FAQ

    ✔️ Produto adicionado com sucesso.