Pular para o conteúdo

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

    Sentindo dor na sola do pé? Pode ser culpa do seu sapato

    Sentindo dor na sola do pé? Pode ser culpa do seu sapato

    dores na sola do pé

    A dor na sola do pé, às vezes, surge sem motivo aparente, no calcanhar, na parte da frente ou até mesmo em todos os pontos. Mas como evitá-la? 

    Se você está sentido dores na sola do pé e não sabe qual é a causa e o que deve fazer, isso pode ser reflexo do uso de calçados inadequados. Fique atento!

    Quando sentimos dor na sola do pé ao acordar, dor no arco do pé, queimação na sola do pé ou dores no calcanhar ou na planta do pé inteira, temos um quadro sintomático que deve ser observado criteriosamente.

    Os quadros mais comuns que causam dor no pé podem envolver inflamação da fáscia - também chamada de fascite plantar, esporão de calcanhar, entorses ou o simples uso inadequado de um calçado.

    Quer saber mais sobre como evitar a dor na sola do pé? Conheça agora as causas mais comuns!

     

    O que pode ser dor na sola do pé?

    A dor na sola do pé pode ter diferentes causas e diversos fatores podem fazer com que ela se intensifique.

    Quadros de inflamação, traumas ósseos e sobrecargas podem criar o quadro de dor na sola do pé e as causas mais comuns são a fascite plantar e o esporão.

    A fascite plantar é um quadro inflamatório da fáscia, que é uma membrana que recobre nossos músculos, causando dor em todo o pé.

    Já o esporão de calcanhar, é uma deformação do osso do calcanhar, que, mais protuberante, acaba também por gerar um quadro de dor intensa.

    As causas mais comuns para essas duas condições se relacionam com o excesso de sobrecarga sobre os pés, que podem estar relacionadas com sobrepeso ou excesso de atividade física.

    Sem dúvida, as duas condições causam um quadro de dor intensa, que pode mesmo atrapalhar nossa qualidade de vida.

    Para evitá-la é necessário realmente cuidar dos pés e da saúde, de forma geral, criando uma rotina que também contemple momentos de relaxamento e descanso.

    Além desses quadros, mais físicos, a dor na sola dos pés também pode estar relacionada a causas externas, sobretudo relacionadas ao tipo de calçado que costumamos utilizar.

    Um calçado errado - seja ele um sapato de salto, chinelo, tênis ou qualquer outro tipo de calçado - também pode causar dor.

    A dor relacionada ao calçado pode surgir por conta de uma estrutura que não contemple de forma adequada a anatomia do pé, seja apertando uma área ou deixando solta outra, favorecendo até mesmo torções.

     

    Dor na sola do pé parte da frente

    Esse tipo de dor é caracterizada, sobretudo, pela fascite plantar.

    A fascite plantar é um caso inflamatório que acomete, principalmente, os nossos músculos da sola do pé.

    Esse tipo de dor recebe esse nome porque é causada pela inflamação da fáscia, que é uma membrana super fina e delicada que recobre os músculos.

    Sempre que ela inflama - seja por estresse, mau posicionamento dos pés, calçado inadequado ou alguma lesão -, um grande quadro de dor se instaura.

    Essa dor pode ser evitada quando utilizamos uma palmilha para adaptar nossos calçados, dando a eles mais maciez ou comprando calçados que realmente sejam estruturados respeitando a anatomia do pé.

    Dores no calcanhar

    As dores no calcanhar podem ter diversas causas.

    Quando sentimos dor no calcanhar, essa sensação pode ser um sintoma relacionado, até mesmo, com a nossa coluna.

    Em nossa coluna temos, para além dos ossos que sustentam o nosso corpo ereto, células nervosas que compõem as inervações que levam os impulsos cerebrais até os membros inferiores - pernas - e superiores - braços.

    Qualquer disfunção anatômica que tenhamos em nossa coluna pode causar dores nos membros correspondentes à vértebra em que há a lesão.

    Se a lesão, portanto, for na região lombar, você pode sentir dores intensas no calcanhar.

    A dor no calcanhar também pode ser causada pelo uso de um calçado incorreto, como sapato de salto mal projetado.

    Sem um bom projeto de calçado, nosso corpo tende a compensar o peso de forma descompensada, fazendo com que regiões específicas recebam maior sobrecarga.

    Assim, acabamos por criar microlesões nos tecidos do calcanhar, criando um quadro de dor permanente.

    Nessa mesma toada, o calçado errado também pode causar o que chamamos de esporão.

    O esporão, por sua vez, é uma lesão óssea, que acaba por deformar essa região do pé, criando um quadro de dor permanente.

    A fascite plantar também está ligada ao surgimento do esporão, uma vez que a fascite cria microlesões importantes, capazes de afetar, também o osso calcâneo.

    Dentre todas as pessoas que apresentam fascite plantar em alguma etapa da sua vida, cerca de 30% também desenvolverão esporão de calcanhar.

     

    Causas mais comuns para dores na sola do pé

    dores na sola do pé o que é

    Além das lesões que podemos obter praticando esportes de forma mais intensa que a devida, podemos também machucar nossos pés por conta do sobrepeso ou por causa do uso de calçados inadequados.

    Com isso, você pode sentir dor na sola do pé ao acordar, dor no arco do pé, nos dedos do pé a até mesmo desenvolver outros problemas, tais como joanetes.

    Para prevenir essas lesões é fundamental buscar atividades físicas mais adequadas, que permitam a recuperação do seu corpo, buscar por formas de perder peso e também por tênis, sapatos e até mesmo chinelos mais anatômicos.

    Dessa forma é possível garantir mais qualidade de vida, mais bem estar e, sobretudo, diminuição das lesões que causam a dor.

     

    Fique de olho no seu calçado

    dor na sola dos pés causas

    Quando se trata do calçado que utilizamos, todo cuidado é pouco para fazer uma escolha realmente adequada ao nosso corpo e à nossa saúde.

    Escolher um calçado, portanto, envolve muito mais do que fatores estéticos.

    Você deve estar atento aos produtos utilizados - e se eles permitem uma melhor adaptação ao seu corpo -, as costuras e, sim, à estética.

    Observando a sola do calçado, é importante que ele ofereça um bom sistema antiderrapante, que irá te proteger quando você enfrentar vários tipos de calçamento, molhados ou não.

    Já em relação à palmilha, é importante que ela também observe as estruturas anatômicas do seu pé.

    Assim, um calçado deve ser sempre mais do que apenas algo que se coloca nos pés para encarar o dia a dia.

    É importante que ele seja também adequado para o seu corpo e que respeite, sobretudo, a sua anatomia.

    O calçado ideal, portanto, é aquele projetado para que seu pé se acomode e tenha suporte em suas curvaturas, respeitando também o formato do seu pé.

    Assim, garantimos nais bem estar, o alívio de dores e impedimos que lesões surjam a médio e longo prazo por conta da escolha inadequada de um calçado.

     

    Conheça os produtos ortopédicos da Loja Condi e garanta já um calçado que respeita sua anatomia!

    Conclusão

    A dor na sola do pé pode ser intensa e comprometer e muito a nossa qualidade de vida.

    As causas mais comuns para a dor na sola do pé são a fascite plantar e o esporão de calcâneo.

    Suas causas podem ser diversas, mas envolvem fatores como sobrepeso, prática inadequada de exercícios físicos e também o uso de calçados inadequados.

    Portanto, na hora de comprar um calçado, prefira marcas que respeitem, de verdade, a anatomia do seu pé.

    Os calçados ortopédicos evoluíram e hoje se apresentam modernos, descolados e super estilosos!

    Quer conhecer mais sobre calçados ortopédicos e evitar a dor no arco do pé, a queimação plantar, fascite plantar e esporão? Conheça agora as promoções da Loja Condi!

    comment 2 comentários

    J
    Juseli Maria Ribeiro calendar_today

    Gostaria de saber quando vai chegar minha sandália ortopédica gostei do modelo e da forma já que faz um tempo que comprei tou no aguardo da resposta e já tá paga desde já te agradeço obrigado

    G
    Génesis Barreto calendar_today

    Oi. isso acontece comigo😕
    E é muito desconfortável 😟

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    Entrega Garantida

    Oferecemos frete gratuito com entrega rastreável

    Parcele em até 12x

    Aceitamos cartão de crédito e boleto bancário

    Atendimento

    A nossa equipe está sempre preparada para te atender

    WhatsApp

    Perguntas Frequentes

    Encontre aqui a resposta que você procura

    FAQ

    ✔️ Produto adicionado com sucesso.