Pular para o conteúdo

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

    Saúde dos pés: quais principais problemas e como podemos evitá-los?

    ortopedia joanete pés

    Hoje trouxemos uma entrevista exclusiva com o fisioterapeuta Emmanuel Souza da Rocha, para falar um pouco sobre como cuidar da saúde dos nossos pés. 


    Falando sobre saúde dos pés, quais sinais devemos ficar atentos de que algum problema está surgindo?


    Primeiramente gostaria de agradecer o convite, é muito interessante poder falar sobre esse assunto. Quando a gente fala sobre saúde dos pés, a coisa que a gente realmente tem que ficar atento é em relação a dores, a dor no pé é o principal problema. No entanto essa dor pode estar relacionada a vários fatores, como por exemplo a calos, que surgem quando se usa um calçado ou sapato inadequado que está apertando alguma região e criando uma lesão no tecido, o que causa dor. Além do calçado inadequado, há outros fatores que podem gerar problemas, como por exemplo, fatores posturais. Então temos que analisar se o pé é plano ou cavo, isso acontece devido essas alterações na postura e que podem também causar dores. 


    Quais características de um calçado que podem ser prejudiciais à saúde dos nossos pés, e o que elas podem causar?


    Essa é uma boa pergunta, não temos uma resposta simples para ela. Resumidamente, o que pode causar problemas para a saúde dos nossos pés é a utilização de um calçado inadequado. Então até mesmo quando você usa um calçado de qualidade mas ele é para algum problema específico que você não tem, como calçados para pisada pronada ou supinada, você pode estar prejudicando a saúde do pé. Além disso, a questão da utilização da palmilha é muito importante, pois elas ajudam muito a evitar dores e lesões(como esporão no calcâneo), então temos que ficar atentos a tudo isso. 

     

    - O que devemos procurar em um calçado para prevenir essas enfermidades?


    A resposta simples é conforto, a gente sempre diz que o calçado antes de tudo tem que ser confortável, independente do preço, da marca ou tipo, ele tem que ser confortável. Então no momento que você utiliza um calçado confortável, você já vai estar prevenindo essas enfermidades. Depois disso você tem que pensar sobre a utilização da palmilha adequada para sua necessidade, seja para a prática de esportes ou o uso diário.


    - Além de um bom calçado, que outros tipos de cuidados ou exercícios podemos fazer para manter a saúde dos nossos pés em dia?  


    Além de um bom calçado, precisamos cuidar muito bem dos nossos pés, e como podemos fazer isso? Primeiramente escolhendo o calçado ideal, pois geralmente passamos o dia utilizando ele. No entanto, para que nossos pés continuem tendo uma boa saúde, é essencial fazermos exercícios específicos para nossos pés e fortalecer eles com profissionais adequados, como fisioterapeutas. Contudo, existem alternativas que podem ser realizadas em casa mesmo, como andar descalço dentro de casa e sentir a superfície que você está pisando. Ou seja, pise na areia, na grama, faça exercícios descalços! Inclusive existem academias que trabalham com treinos funcionais descalços, como forma de manter a saúde dos pés.

     

    Entrevista realizada com o fisioterapeuta Emmanuel Souza da Rocha, doutor em ciências do movimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

    instagram: @rocha.emmanuel

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    Entrega Garantida

    Oferecemos frete gratuito com entrega rastreável

    Parcele em até 12x

    Aceitamos cartão de crédito e boleto bancário

    Atendimento

    A nossa equipe está sempre preparada para te atender

    WhatsApp

    Perguntas Frequentes

    Encontre aqui a resposta que você procura

    FAQ

    ✔️ Produto adicionado com sucesso.