O Que é Joanete? Conheça os Sintomas e Aprenda a Tratar

o que é joanete

O que é joanete, que tanta dor e mal estar pode causar para nossos pés? Aprenda tudo sobre ela, hoje!

 

Introdução

Aquele ossinho na parte interna dos pés mais saltado, uma dor intensa ao pisar e a sensação de que o dedão começa a inclinar para dentro indicam uma coisa: joanete.

Mas, de fato, o que é joanete para além dessa forma tão característica que o pé ganha? Quais são os sintomas de joanete?

Como tratar joanete, o que fazer para evitá-la e, uma vez já existente, o que é preciso fazer para que possamos tratar joanete?

Quais são os tipos de joanete? E o corretor de joanete realmente funciona? O que causa joanete no pé?

Diante de tantas perguntas a respeito da joanete, o que é mais importante de se saber é que a joanete, embora possa aparecer em qualquer pessoa, é possível ser tratada e ter seu agravamento impedido.

Saiba tudo agora sobre o que é joanete e viva melhor com seus pés!

 

O que é joanete?

Quando nos perguntamos o que é joanete no pé, não são poucas as explicações que podem aparecer.

Joanete é um crescimento ósseo desordenado, causando, então, a deformidade no pé.

A joanete se dá quando existe um desalinhamento severo entre ossos e articulações dos dedos dos pés.

Com esse desalinhamento, o dedão do pé acaba por ser empurrado para dentro, até mesmo colocando-se embaixo dos demais dedos dos pés.

Por conta desse desalinhamento do osso no pé, o corpo fica em desequilíbrio, sobretudo por conta da responsabilidade que o dedão tem em relação à distribuição do peso do corpo.

As suas causas, embora possam ser múltiplas, os joanetes podem surgir também no dedinho do pé.

Mas o que é joanete de dedinho mínimo?

A joanete de dedinho mínimo costuma surgir, também, por conta de desvios articulares e ósseos comuns entre as pessoas que passam muito tempo em pé.

Quando ocorre, no entanto, está mais relacionada à atividade profissional, recebendo também o apelido de "joanete de alfaiate".

 

Principais sintomas da joanete

sintomas e causas da joanete

A não ser quando o desvio ósseo e articular se dá por via de trauma, a joanete tem uma evolução gradual.

Os primeiros sintomas de um pé com joanete podem variar, de acordo com a intensidade e, sobretudo, com a forma que os dedos são desviados.

No entanto, existe uma lista de sintomas comuns, que costumam aparecer e rapidamente se intensificar.

É por isso que é muito importante que sempre examinemos a forma do nosso pé, em diferentes posições.

O diagnóstico precoce de alguns desses sinais pode, realmente, evitar complicações mais severas da joanete, que podem, inclusive, requerer procedimento cirúrgico.

Conheça agora os principais sintomas da joanete:

 

  • Uma pequena protuberância pode aparecer nas regiões laterais dos pés, tanto externa quanto interna;
  • O dedo afetado pela joanete começa a se desviar para a parte interna dos pés, tanto por baixo quanto por cima dos demais dedos;
  • A pele ao redor da joanete fica avermelhada, irritada e pode até ficar ressecada;
  • Pode aparecer dor intensa na hora de caminhar, seja descalço, seja calçado;
  • A articulação começa a ficar inchada e o dedo afetado também pode ficar mais inchado, avermelhado e sensível.

 

Tipos de Joanete

Existem dois tipos de joanete e elas afetam as articulações dos dedões e dedinhos dos pés.

Quando há uma sobrecarga, pisada errada ou até mesmo o uso de calçado errado, os dedão e o dedinho podem sofrer um desequilíbrio que forma a joanete.

Portanto, os tipos de joanete existentes atingem tanto o dedão quanto o dedinho dos pés.

Hallux valgus atinge o dedão do pé e esse é o tipo de joanete mais comum.

Quando uma pessoa sofre com esse tipo de joanete, o dedão (hallux, em latim) sai do eixo do corpo, ficando valgo. É por conta disso que ela recebe esse nome tão peculiar.

Com o dedão em valgo, o dedão parece que se torna mais alongado e, muitas vezes, rodado para baixo dos demais dedos do pé.

Já a joanete de dedinho, recebe o nome de bunionett ou joanete Sastre, ou, ainda, joanete de alfaiate.

Embora seja menos frequente do que a hallux valgus, a bunionett é comum entre pessoas que passam muito tempo em pé e também é associada a quem precisa fazer certa força com os dedos - como os operadores de máquina de costura.

Com o dedinho desviado do seu eixo, em varo, ele começa a ficar angulado para dentro do pé.

 

O que causa joanete

Agora que você já sabe o que é joanete e quais são seus sintomas e tipos, vamos lá: o que, de fato, causa joanete?

Essa é uma pergunta que gera bastante discussão na comunidade ortopédica brasileira e mundial porque, de fato, não há uma resposta uníssona.

Existem causas genéticas e causas relacionadas à uma anormalidade da biomecânica da pisada, o que acaba por gerar um desequilíbrio articular.

Com a repetição do movimento - que é utilizado para absolutamente tudo o que fazemos -, acaba-se por deformar a articulação, que tende a se adaptar a esse novo movimento.

Assim, a joanete se forma quando a causa é biomecânica.

No entanto, existem também causas genéticas para a joanete e não é incomum que pessoas de uma mesma família desenvolvam o mesmo problema.

Geralmente, quando as causas da joanete são genéticas, ela se desenvolve bem cedo, ainda na adolescência.

A terceira causa possível para o surgimento da joanete está em fatores relacionados à saúde, como artrite e reumatismo, que tendem a atacar o tecido cartilaginoso das articulações.

No entanto, entre as causas possíveis para joanete, traumas também não podem ser descartados.

Portanto, dentre tantas causas, é importante sempre contar com ajuda médica no momento do diagnóstico e tratamento correto para joanete.

Somente um especialista é capaz de observar as estruturas ósseas em sua integralidade e correspondência, traçando um diagnóstico mais acertado para o problema.

 

Atenção ao seu calçado

calçado para joanete

Quando nos perguntamos o que é joanete e como ela surge, pouca atenção é dada ao tipo de calçado que utilizamos e como ele, de uma forma ou de outra, altera a biomecânica da nossa pisada.

Calçados com bico muito fino e salto alto, por exemplo, tendem a agravar o quadro de joanete, sobretudo pela estrutura do calçado, que tende a apertar os dedos, deslocando tanto o mínimo quanto o dedão do seu eixo.

Já calçados que deixam os dedos "soltos" demais, tendem a exigir que eles façam mais "força" para manter a pisada sem sobrecarregar outras partes dos pés.

É por conta disso que tanto em uma forma preventiva quanto em tratamento, devemos priorizar o uso de calçados anatômicos.

Os calçados anatômicos são criados em observação às estruturas do pé, seu arco, a posição natural dos dedos e o equilíbrio entre eles.

Assim, verdadeiramente respeitam suas estruturas ósseas, ligamentares e musculares, proporcionando mais qualidade de vida e, sobretudo, respeito com o seu corpo.

Portanto, na hora de pensar em adquirir um calçado, busque também por opções anatômicas, sobretudo se você já apresenta joanete.

Certamente, sua qualidade de vida irá melhorar muito com essa escolha!

 

Tratamento

tratamento de joanete

O tratamento e a cura da joanete depende, essencialmente, da forma com que ela afeta a qualidade de vida do paciente.

Em algumas situações, é possível que, devido ao grau do desvio que os dedos apresentam, seja recomendada uma cirurgia corretiva.

Quando o caso apresentado requer tratamento cirúrgico, existem diversas técnicas corretoras para a joanete.

A mais comum delas envolve a inserção de uma pequena placa para evitar o retorno da deformidade e, depois, tratamento para a correção de pisada.

Já, em outros casos, protetores para a lateral do pé, separadores de dedo e palmilhas ortopédicas já podem fazer um bom trabalho.

Os protetores para lateral do pé são comumente utilizados por pessoas com joanete no dedinho.

Consistem em uma pequena estrutura em gel com uma alça para ser presa ao dedinho.

Com o calçado posto, essa estrutura em gel evita o contato da joanete com a estrutura do calçado, restaurando a qualidade de vida do paciente.

Já o separador de dedos é uma pequena bolinha de silicone que deve ser colocada entre o dedão e o correspondente ao dedo indicador do nosso pé.

Esse separador evita que o dedão se desloque do eixo do corpo, indo para baixo dos outros dedos do pé ou para cima deles.

Como também corrige o desvio e normaliza a estrutura do pé, pode servir também como apoio para pessoas que não querem desenvolver joanete.

Por fim, a palmilha magnética normaliza e reequilibra as estruturas dos pés, fazendo com que automaticamente corrijamos nossa pisada e, assim, evitemos os problemas biomecânicos.

 



Sandália Ortopédica Corretiva

Um dos produtos mais vendidos na Loja Condi, é Sandália Ortopédica Corretiva.

Ela força seus dedos em ângulo de volta à posição original, realinhando o esqueleto do pé. Com seu formato super exclusivo, possui alça que, ao mesmo tempo que promove uma correção do joanete, dá mais segurança para o caminhar, restaurando o seu equilíbrio.





Ao mesmo tempo que trata e corrige o joanete, também deixa seu visual cheio de estilo!

 

Compre a Sandália Ortopédica Corretiva com desconto aqui!

sandália corretiva

 

Escolha o melhor calçado para evitar a joanete na Condi!

 

Conclusão

Muitas dúvidas, tratamentos, causas e sintomas são apontados quando nos perguntamos o que é joanete, mas pouco se informa, de verdade, sobre como evitá-la.

Uma das maiores causas da joanete está relacionada aos problemas biomecânicos da nossa pisada, que são causados, sobretudo, pelo uso de calçados inadequados ao longo de nossas vidas.

Por isso, na hora de comprar um calçado, lembre-se de investir não só em beleza e conforto, mas, sobretudo, em um calçado que respeite o seu corpo e que seja construído de forma anatômica.

É isso o que vai garantir não só conforto ao longo do dia, mas, principalmente, qualidade de vida para toda a vida!

Você já conhece os calçados da Condi?

 

banner acessórios

1 comentário

Maria S.S assis

Vcs vende palmilha eu sofro com Janete
E horrível

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.

CONDI

Combinamos moda e ortopedia para entregar o máximo de conforto e beleza aos seus pés.

Ofertas Especiais

Economize 28%
sandália ortopédica flex marromsandália ortopédica flex azul
Sandália Flex
R$ 179,90 R$ 249,90
Economize 41%
Tênis RunTênis Run
Tênis Run
R$ 199,90 R$ 339,90
Economize 22%
sandália ortopédica sasha marromsandália ortopédica sasha vinho