Pular para o conteúdo

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

    O Que é Esporão no Calcâneo? Veja Como Tratar e Prevenir

    O Que é Esporão no Calcâneo? Veja Como Tratar e Prevenir
    esporão no calcaneo

    O esporão no calcâneo é uma lesão que, embora dolorosa, pode ser tratada de forma simples e eficiente quando adotamos algumas medidas que você vai conhecer hoje!

     

    Introdução

    Esporão de calcâneo tem cura e nem sempre necessita de cirurgia de esporão.

    Conheça, hoje, tratamentos caseiros para esporão no pé, bem como o que é, exatamente, essa lesão que pode ser tão incômoda e, ainda, formas de tratá-la corretamente.

      

    O que é esporão no calcâneo?

    O esporão de calcâneo é uma lesão comum que ocorre quando há um crescimento anormal do osso do calcanhar, como uma pequena espora, tal como galos costumam ter - por conta disso o nome tão característico.

    Embora bastante comum, é uma lesão que pode ser tratada com o devido apoio médico e com a mudança de alguns hábitos de vida.

    Localizada, muitas vezes, no meio do nosso calcanhar, o esporão de calcanhar costuma ser bastante doloroso, sobretudo quando surge.

    Essa lesão costuma doer tanto por conta da forma como os tecidos passam a se comportar quando ela aparece.

    O esporão, por ser uma matéria dura e calcificada, costuma ser bastante agressivo aos tecidos, como a fáscia plantar, por exemplo, ou mesmo com o tendão de Aquiles, que se prende a esse osso.

    Assim, exige alguns cuidados que podem aliviar consideravelmente o sintoma de dor e desconforto que ele pode vir a causar.

     

    Causas do esporão de calcâneo

    O esporão de calcanhar surge, quase sempre, depois que microtraumatismos no osso calcâneo.

    Esses microtraumatismos exigem do corpo uma resposta que é a de calcificar as lesões.

    A depender do corpo, essa resposta pode desencadear uma anomalia, que faz com que as estruturas ósseas se aglomerem fora da região traumatizada.

    Essas microfraturas podem ser causadas por diferentes razões, tais como:

    • Choque provocado por queda;
    • Fascite plantar;
    • Encurtamento de tendão de Aquiles;
    • Sobrepeso;
    • Artrose ou artrite.

    Seja por qualquer uma dessas razões, o esporão de calcanhar é uma lesão que deve ser tratada corretamente por um médico especialista, sobretudo para que ela não desencadeie também outros processos bastante dolorosos, como lesões de tendão, por exemplo.

     

    O que fazer em caso de esporão no calcanhar

    esporão no calcanhar

    Podemos traçar algumas recomendações bastante simples que podem te ajudar a lidar com a dor momentaneamente, até que você possa buscar ajuda médica especializada.

    Se você sentir uma dor aguda e bastante pontual na região do calcanhar, ainda que você não saiba se se trata de esporão no calcâneo, tome as seguintes atitudes:

    • Eleve seus pés, evitando o contato com o solo ou com outras superfícies;
    • Passe um creme hidratante em seus pés ou mesmo um óleo de massagem e faça, suavemente, movimentos relaxantes na sola dos pés;
    • Faça movimentos de "flex" e "ponta", movimentando seu pé de forma que possa alongar as suas estruturas musculares e seus tendões;
    • Busque, diariamente, fazer alguns alongamentos com seus pés e com suas pernas, sobretudo antes de começar o dia e antes de ir dormir, como um relaxamento;
    • Coloque uma toalha no chão e pise em cima dela somente com o calcanhar e a estique. Tente, agora, puxá-la até o calcanhar utilizando apenas os seus dedos dos pés.


    Tratamento para esporão no pé

    muita dor esporão no pé

    Os tratamentos mais conservadores - como medicação e fisioterapia - tendem a apresentar bons resultados para aquelas pessoas que são diagnosticadas com esporão de calcanhar.

    Para que seja feito o diagnóstico, normalmente o ortopedista analisa as principais queixas do paciente e, sendo necessário, o encaminha para exames de imagem.

    A partir desses resultados, caso se confirme, de fato, a presença dessa lesão, a intervenção médica consiste em tratar a dor e, na medida do possível, tratar também o processo inflamatório que o esporão pode causar nos tecidos ao seu redor.

    O médico também pode, além de recomendar fisioterapia e medicamentos, solicitar a mudança de calçados para evitar o agravamento da dor e do problema, ou, até mesmo, a utilização de calcanheiras ou palmilhas de silicone, de forma a amortecer os impactos causados pela caminhada.

    Com essas medidas simples, é possível controlar satisfatoriamente a dor que a lesão gera e, ainda, poder restabelecer a qualidade de vida do paciente.

     

    Cirurgia

    A intervenção cirúrgica também pode ser uma saída para casos em que o paciente apresenta resistência ao tratamento mais conservador, prosseguindo com os sintomas de dor - que podem ser bastante desagradáveis.

    Quando realizada a cirurgia para esporão, a estrutura óssea excedente e atípica é removida, restaurando quase que imediatamente o osso como era antes.

    No entanto, como em todo procedimento cirúrgico, é importante destacar que os cuidados póstumos são essenciais para o sucesso da cirurgia, sobretudo em relação aos hábitos de vida, uma vez que a lesão pode voltar a aparecer.

     

    Use o calçado adequado para esporão

    O uso de calçados errados pode causar o esporão ou, até mesmo, piorar a lesão já existente.

    Por conta disso, é essencial poder contar com calçados anatômicos ou mesmo ortopédicos, que são constituídos para respeitar a anatomia dos pés e a sua biomecânica.

    Para quem já tem uma lesão de calcâneo, como o esporão, o uso desse tipo de calçado é ainda mais importante.

    Isso porque, quando se tem esporão no calcâneo o contato dos pés com o solo pode ser, realmente, desolador, dada a dor extrema.

    Os calçados anatômicos e ortopédicos têm materiais que distribuem corretamente o impacto gerado pelo caminhar, fazendo com que o calcanhar não seja sobrecarregado e, assim, se evite o quadro de dor.

    Portanto, na hora de escolher seu novo par de sapatos ou tênis aposte em calçados ortopédicos ou anatômicos.

    Além de uma medida preventiva contra esporão no calcâneo, eles também podem te ajudar a lidar melhor com a presença de um, ainda que você nem saiba que tem, impedindo a dor.

    banner tenis



    Novidade da Loja Condi

    Se você tem sentido muitas dores no calcanhar e na sola do pé, chegou uma produto super novidade aqui na Loja Condi: o Tênis Run Boost!

    É o calçado perfeito para você se sentir pisando nas nuvens, sem apertar, além de ser delicado e muito estiloso!

    Compre com desconto agora antes que acabe!

     

    Conclusão

    O esporão no calcâneo é causado por um crescimento anômalo da estrutura óssea do calcanhar, causando dor intensa por conta da compressão que acaba por criar na fáscia plantar e nos tendões.

    Seu tratamento mais convencional envolve o uso de analgésicos e, ainda, fisioterapia, a fim de tratar a dor.

    Em casos mais graves, em que o tratamento convencional não é eficaz, pode ser necessário fazer uma intervenção cirúrgica, removendo o esporão.

    comment 14 comentários

    c
    clarice calendar_today

    comprei uma sandália adorei, com ela caminho sem dor e dificuldade já estou fazendo novo pedido e recomendando para amigos .

    I
    IVONE RIBEIRO DOS SANTOS calendar_today

    Tenho esporão de calcâneo
    Estou querendo uma sandália
    Gostei de uma que é toda fechada na cor marrom.
    Como faço pra

    T
    Tem loja física para ir e experimentar o calçado? calendar_today

    Tem dores na planta e só as vezes queimação no calcanhar, ganhei um chinelo da modare e melhorou mas preciso de um tênis e meu número varia de confecção para confecção! Tem loja física?
    Obrigada

    S
    Solismar De Souza Machado Braga calendar_today

    Sinto muita dor no calcanhar e queima
    Muito não sei se facite plantar ou esporão já faz mas de ano que doe
    Qual tipo de calsado me enrica

    g
    gislainepaschoalon calendar_today

    Tenho esporão calcâneo por isso estou comprando esse calçado de vocês vou ver se melhora pois o médico me indicou esses tipos de calçados

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    Entrega Garantida

    Oferecemos frete gratuito com entrega rastreável

    Parcele em até 12x

    Aceitamos cartão de crédito e boleto bancário

    Atendimento

    A nossa equipe está sempre preparada para te atender

    WhatsApp

    Perguntas Frequentes

    Encontre aqui a resposta que você procura

    FAQ

    ✔️ Produto adicionado com sucesso.