Pular para o conteúdo

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

    Luxação no Pé? Veja o que Fazer Para Ter Uma Recuperação Mais Eficaz

    luxação no pé

    o que é luxação no pé

    Você certamente já viu em algum evento esportivo algum atleta lesionado por luxação no pé, mas conhece, de fato, o que é isso?

     

    Introdução

    A luxação no pé é um tipo de contusão no pé capaz de fazer com que sintamos uma dor bastante intensa.

    Hoje você vai saber um pouco mais sobre esse tipo de lesão capaz de fazer com que jogadores de futebol rolem no chão e, até mesmo, com que passemos um mês de molho, em repouso.

    Saiba tudo sobre o tempo de recuperação da luxação no pé, quais são os sintomas mais comuns e, até mesmo, como identificar uma lesão deste tipo!

     

    O que é uma luxação no pé?

    A luxação é uma lesão que pode ser bastante dolorosa e é causada, geralmente, por uma pancada ou batida que o corpo possa sofrer.

    Quando ocorre em nossos pés, é normalmente associada com uma queda, com um choque causado enquanto se pratica algum esporte ou, ainda, com um choque causado por um acidente.

    A luxação é o nome dado para o tipo de lesão em que uma ou mais estruturas ósseas saem dos seus lugares e posições originais, causando uma dor bem forte e que pode ser incapacitante.

    Muitas vezes, a dor é tão intensa que pode ser confundida até mesmo com uma fratura óssea, sobretudo porque este tipo de lesão costuma comprometer tecidos bastante sensíveis.

    Nos pés, quando ocorre uma luxação, além de um sistema articular bastante complexo, temos também a questão do peso corporal, que acaba interferindo severamente na questão da dor.

     

    Diferença entre luxação e entorse no pé

    Como os sintomas da luxação e do entorse são bem parecidos, nem sempre é fácil distinguir imediatamente um do outro.

    A luxação e o entorse costumam oferecer dificuldades para a pessoa lesionada mexer os pés, por conta de dores acentuadas e intensas na região da articulação.

    Além disso, a depender da causa, as duas lesões também podem apresentar inchaço na região machucada, dificultando ainda mais a diferenciação entre uma e outra.

    No entanto, o que realmente muda é a causa dessas duas lesões.

    Enquanto a luxação geralmente é causada por conta de choques e pancadas, o entorse é causado por aquelas "viradas" no pé, quedas provocadas por desequilíbrio, entre outras.

    Durante a prática de esportes as duas lesões são bem comuns, mas, sem dúvida, quem sai ganhando é o entorse, justamente porque eventos como o choque ou batida são mais incomuns.

     

    Como ocorre a luxação no pé?

    luxação no pé

    A luxação no pé ocorre quando, em virtude de um impacto ou trauma muito intenso, os ossos simplesmente se separam.

    Os ossos das articulações são unidos por conta de uma espécie de gelatina que chamamos de cartilagem, e que serve como um amortecedor natural para o nosso corpo.

    Quando uma luxação ocorre, os ossos se separam, fazendo com que nossa estrutura óssea fique em um estado anormal e, consequentemente, sintamos dor intensa.

     

    Como tratar uma luxação

    O tratamento para a luxação pode ser entendido como uma emergência médica, sobretudo por conta da dor intensa e aguda que é causada.

    Quando ocorre, é importante que se imobilize o membro afetado e se comunique com algum serviço de emergência.

    Através do serviço de emergência médica, será possível receber orientações imediatas sobre os procedimentos a tomar, que podem ser desde aguardar o resgate até encaminhar o paciente para um serviço hospitalar mais próximo.

    Lá, o primeiro atendimento consistirá em reposicionar a articulação afetada pela luxação e, posteriormente, avaliar os possíveis traumas que podem ser gerados.

    A partir disso, o médico poderá orientar o uso de medicamentos anti-inflamatórios e outros analgésicos a fim de tornar a dor mais suportável, o uso de compressas geladas e, absolutamente, o repouso.

    O repouso é sempre essencial para a recuperação de uma articulação que sofreu luxação, pois é o tempo que o corpo necessita para recuperar os tecidos lesionados.

    A dor causada por uma luxação no pé pode ser muito duradoura e normalmente é o termômetro ideal para saber quanto tempo de repouso deverá ser feito.

     

    Quanto tempo de recuperação para uma luxação no pé

    pé enfaixado

    O tempo de recuperação total de uma luxação no pé pode variar conforme alguns aspectos, tais como: grau da lesão, idade, peso, gênero, nível de atividade física, nível de consciência corporal, entre outros.

    Por conta de tantas especificidades, pode ser difícil mensurar o tempo de recuperação de uma luxação, mas até mesmo os casos mais simples exigem atenção por pelo menos um mês.

    Os entorses se diferem também nisso quando comparados às luxações.

    Um entorse de tornozelo pode ser bastante doloroso, mas como se trata de um evento mais muscular do que articular, tem um tempo de recuperação médio de uma semana, nunca se estendendo por muito mais tempo.

     

    Use calçados seguros

    O uso de calçados anatômicos evita luxações no pé e também entorses por oferecer uma estrutura mais robusta de proteção para o membro e para suas articulações.



    Como conta com uma estrutura feita e pensada a partir das necessidades reais do nosso corpo, os calçados ortopédicos e anatômicos, quando bem utilizados, realmente têm o poder de reduzir lesões.

    Se você tem curiosidade para saber um pouco mais sobre esse tipo de calçado e sobre as suas inovações ao longo do tempo, chegou mesmo a hora de conhecer a Condi.

    Na Condi você pode encontrar os melhores tênis ortopédicos, sapatos e sandálias, feitos para respeitar sua anatomia, suas articulações e sua saúde!

     

    Conclusão

    As luxações são lesões articulares que podem causar dor intensa, além de terem o poder de te tirar de campo por alguns dias.

    Muito comuns, são, geralmente, causadas por impactos, choques, pancadas ou batidas que possamos sofrer na região de uma articulação.

     



    Quando acontece uma luxação no pé, podemos até mesmo supor que fraturamos o membro, tamanha a intensidade da dor que podemos sentir.

    Por conta disso, é sempre muito importante que, ao sentir uma dor intensa na articulação, sobretudo após um choque na região, busquemos ajuda médica a fim de avaliar a complexidade da lesão.

    O tempo de recuperação é sempre variável e depende de cada corpo e do grau da lesão, mas tende a se estender por pelo menos um mês.

    comment 1 comentário

    W
    Wilson melo de lima calendar_today

    comprei um da cor vinho, pelos comentário é um exelente tenis bom prá fazermos caminhada, assim que receber vou encomendar outro par de tênis…abraço 😀

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    Entrega Garantida

    Oferecemos frete gratuito com entrega rastreável

    Parcele em até 12x

    Aceitamos cartão de crédito e boleto bancário

    Atendimento

    A nossa equipe está sempre preparada para te atender

    WhatsApp

    Perguntas Frequentes

    Encontre aqui a resposta que você procura

    FAQ

    ✔️ Produto adicionado com sucesso.