Pular para o conteúdo

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

    O que é ergonomia no trabalho: Aplique e diminua suas dores

    O que é ergonomia no trabalho: Aplique e diminua suas dores

    O que é ergonomia no trabalho Aplique e diminua suas dores

    Aprenda sobre o que é ergonomia no trabalho e aproveite para sentar direitinho em sua cadeira!

     

    Introdução

    A ergonomia é uma disciplina científica, que é comumente estudada por designers e engenheiros e que busca o aprimoramento do ambiente em que estamos para que nós, em nossa interação com o meio, não tenhamos nosso corpo e saúde prejudicados.

    Saiba mais agora sobre ela e sobre como você pode cuidar, nesse exato momento, da pessoa que você será em um futuro próximo - e que certamente será mais saudável!

     

    O que é ergonomia?

    Da ergonomia vem algumas regrinhas básicas que podem ser capazes de determinar nosso sucesso na prevenção de lesões em nosso corpo, oriundas, sobretudo, da forma como dispomos elementos que utilizamos o tempo todo para a execução das nossas atividades.

    Quer saber mais sobre como a ergonomia no trabalho deve ser encarada, para além daquelas palestras que são feitas periodicamente pelo pessoal da saúde no trabalho?

    Vem com a gente!

     

    Por que ergonomia no trabalho é importante?

    Quantas horas você passa por dia em seu ambiente de trabalho? Seis, oito?

    E em deslocamento para o seu local de trabalho? Uma hora, duas? E quanto tempo você leva para voltar para a sua casa?

    Quando analisamos o tempo que passamos fora de casa podemos chegar a uma importante conclusão: não adianta cuidarmos da nossa saúde apenas quando estamos em nossos lares.

    Nosso corpo, quando estamos no trabalho, interage de diversas formas com diversos objetos, que vão da cadeira em que nos sentamos até o computador que utilizamos, ou, ainda, do peso que levantamos, das coisas que carregamos.

    Observar nossa postura quando estamos no trabalho, por exemplo, é um passo importante para que, quando estivermos em nossas casas, descansando, não soframos com dores que poderiam ter sido evitadas durante o nosso dia.

     

    Quais são os tipos de ergonomia?

    como corrigir a postura

    Existem três tipos de ergonomia e, quando as conhecemos, podemos desfrutar dos seus benefícios de forma ainda mais completa.

    Veja só:

     

    Ergonomia física

    Está relacionada com a interação do nosso corpo com os objetos que estão ao nosso redor em nosso ambiente de trabalho.

    Diz respeito, por exemplo, à altura da bancada de trabalho, à posição da cadeira, à altura da tela, dentre outros aspectos que dizem respeito à forma como o nosso corpo atua nesse lugar.

     

    Ergonomia organizacional

    Está relacionada com aspectos que dizem respeito à relação que estabelecemos com outras pessoas em nosso ambiente de trabalho.

    Tem a ver com o clima da empresa em que estamos, com a forma que nós nos comunicamos dentro dela, com o trabalho que executamos em um grupo.

     

    Ergonomia cognitiva

    Está relacionada com os recursos mentais que utilizamos em nosso ambiente de trabalho, como a atenção, a memória e até mesmo o raciocínio.

    Tem a ver também com a chamada carga mental do nosso trabalho - aquelas coisas que acabamos levando em nossa mente para a nossa casa, como angústias e preocupações -, com aspectos relacionados à tomada de decisão e até mesmo com a confiança que temos ou não em pessoas que estão ao nosso redor.

     

    Como prevenir dores com a ergonomia no trabalho?

    ginástica laboral

    Quando se trata de aspectos preventivos, é essencial que tenhamos atenção não só para as dores físicas que podemos sentir em virtude das nossas práticas laborativas.

    Estresse, preocupações, mau relacionamento com pessoas que trabalham conosco também fazem parte do que chamamos de ergonomia no trabalho e devem ser prevenidas também.

    No entanto, quando se trata da interação do nosso corpo com o ambiente em que estamos, podemos fazer um pouco mais do que, simplesmente, depender da ação e da resposta das outras pessoas que trabalham conosco, certo?

    Vejamos, então, o que podemos fazer pelo nosso corpo quando estamos no trabalho e que pode melhorar a nossa ergonomia:

    • Regule a posição da sua cadeira tanto em altura quanto em inclinação, fazendo com que seu corpo tenha suporte para se manter ereto;
    • Tente sempre manter ângulos de 90 graus entre suas coxas e seu abdômen, suas coxas e suas panturrilhas;
    • Regule a altura da sua cadeira, de forma que você possa repousar seus braços na mesa;
    • Se necessário utilize um apoio para seus pés sempre terem suporte;
    • Deixe seu monitor sempre na altura dos seus olhos, sem que seja necessário deixar a cabeça pendendo para que você possa executar suas tarefas;
    • Sempre que for abaixar para pegar algo, flexione seus joelhos, jamais a sua coluna.

     

    Faça sua parte: use sapatos e acessórios ortopédicos para trabalhar

    Utilizar sapatos ortopédicos ou anatômicos quando estamos trabalhando é uma importante solução que favorece a ergonomia física no trabalho.

    Tanto por ter sempre um solado mais reforçado, que impede escorregões e absorvem impactos gerados pelo caminhar, quanto por ter saltos melhor projetados para o nosso corpo, os calçados ortopédicos focam em nossa saúde para além do estilo.

     

    Fique de olho na sua postura

    A nossa coluna é, de fato, a nossa sustentação.



     

    Cuidar da nossa postura é uma forma de cuidarmos da nossa saúde, da nossa qualidade de vida e do nosso bem estar, não só hoje, mas nas próximas épocas da nossa vida.

    Portanto, investir em um pouco de atenção à sua postura hoje pode definir a sua vida quando você se tornar uma pessoa idosa, bem como a sua própria relação com o seu corpo até que a velhice chegue.

    Melhores produtos ortopédicos na Loja Condi

     

    Conclusão

    A ergonomia é essencial para regular a forma como nós interagimos com o nosso corpo, com as nossas emoções e com a nossa cognição em nosso ambiente de trabalho.

    Estudá-la pode favorecer atitudes e posturas que nos tornem mais saudáveis, mais emocionalmente equilibrados e, ainda, com que trabalhemos de forma mais concentrada e proveitosa.

    Portanto, fique sempre atento à forma como você interage com o seu corpo em seu ambiente de trabalho, no trajeto até ele e, até mesmo, na forma como se relaciona com as pessoas que estão ao seu redor, como lida com suas emoções quando executa tarefas.

    Essas são formas de cuidar do seu eu do futuro - que irá te agradecer muito se você endireitar agora mesmo a sua postura!

    comment 1 comentário

    V
    Vitor rocha calendar_today

    Excelente artigo. Gostaria de ter acesso à outros relacionados com a saúde. Obrigado

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    Entrega Garantida

    Oferecemos frete gratuito com entrega rastreável

    Parcele em até 12x

    Aceitamos cartão de crédito e boleto bancário

    Atendimento

    A nossa equipe está sempre preparada para te atender

    WhatsApp

    Perguntas Frequentes

    Encontre aqui a resposta que você procura

    FAQ

    ✔️ Produto adicionado com sucesso.