Pular para o conteúdo

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

    Saiba como tratar dor no tendão de Aquiles

    Saiba como tratar dor no tendão de Aquiles
    dor no tendão de aquiles - Loja Condi
    A dor no tendão de Aquiles é causada, normalmente, por tendinite. Por conta de movimentos de repetição e de sobrecarga nos tendões, a dor pode aparecer e, nem sempre, é fácil lidar com ela. Veja mais agora sobre a dor nos tendões!

    Introdução

    Sentir dor nos membros inferiores pode ser muito desconfortável, sobretudo porque limita severamente os movimentos que temos de fazer ao longo dos nossos dias.

    A dor no tendão de Aquiles é uma das mais comuns que podem atingir nossas pernas, sendo bastante incapacitante, e é causada, normalmente, por tendinites.

     

    O que causa dor no tendão?

    A dor no tendão de Aquiles é causada por uma inflamação nos tecidos fibrosos que sustentam as estruturas ósseas do nosso corpo e as ligam em nossos ossos. 

    O resultado do estresse ao qual os tendões são submetidos é um quadro de dor severa, que pode requerer apoio médico e de medicamentos para que a dor diminua e para que a qualidade de vida da pessoa com tendinite de tendão de Aquiles seja restaurada.

    A dor que se sente no tendão de Aquiles não é decorrente de trauma, pois, geralmente, quando o trauma ocorre o tendão se rompe, mas não inflama, necessariamente.

     

    Por que o tendão inflama?

    inflamação no tendão de aquiles - Loja Condi

    Normalmente, a dor no tendão de Aquiles ocorre pelo esforço repetitivo, seja relacionado com atividades esportivas intensas, seja causada por atividades laborativas.

    Em outras circunstâncias, a tendinite também pode estar relacionada com o processo de envelhecimento natural do ser humano, uma vez que o corpo perde colágeno, que é uma das estruturas que compõem o tendão e se degradam naturalmente.

    Seja por uma situação ou por outra, os tendões inflamam sobretudo quando são submetidos a movimentos de muita repetição, sobretudo quando não há uma correção de postura ou de pisada, agravando ainda mais a dor no tendão de Aquiles.

     

    O que é bom para tendão de Aquiles inflamado?

    Em todos os quadros de inflamação de tendão, sejam eles do tendão de Aquiles, sejam eles de membros superiores, o repouso é essencial para a recuperação mais rápida do seu corpo.

    O repouso contribui justamente pelo fato de ser o tendão uma fibra elástica, que, uma vez inflamado, se torna mais sensível aos movimentos que lhe são naturais.

    Portanto, ao primeiro sinal de tendinite é essencial que você faça repouso, deixando de praticar atividades físicas ou reduzindo a frequência e a sua intensidade.

    Contar com calçados ortopédicos ou anatômicos contribui com a saúde dos seus tendões. 

    Conheça agora as promoções da Condi e viva com mais qualidade de vida!

     

     

    O que fazer para dor no tendão de Aquiles?

    Quando a dor no tendão de Aquiles surge é essencial que você verifique se algum movimento específico intensifica o quadro, averiguando se pode mesmo se tratar de uma tendinite ou de alguma lesão mais séria.

    Caso você observe piora em algum determinado movimento, inchaço ou dor intensa demais, é hora de buscar apoio médico.

    Se a dor, no entanto, cessar com alguns dias de repouso, pode mesmo se tratar de uma dor causada por tendinites. Para acelerar o processo de recuperação, faça compressas com gelo e busque apoio médico para tratar com medicamentos.

     

    Exercício para ajudar na dor tendão de Aquiles

    Para te ajudar com a dor no tendão de Aquiles alguns exercícios e alongamentos são realmente incríveis e ainda também proporcionam a prevenção de novas tendinites.

    Um deles é simples e você pode fazer até mesmo deitado em sua cama, bastando movimentar os pés como se estivessem ora fazendo uma ponta, igual uma bailarina, ora estivessem pressionando uma parede com os pés, tentando trazer os dedos o máximo que for possível em direção ao tornozelo.

    Outro exercício bastante simples pode ser feito em qualquer escada ou degrau, bastando apoiar em um degrau cerca de metade dos seus pés e deixando o peso do corpo migrar gradualmente para o calcanhar.

     

    Como evitar dor no tendão de Aquiles?

    O que fazer para dor no tendão de Aquiles - Loja Condi

    Confira agora algumas dicas incríveis para nunca mais sentir dores nos tendões de Aquiles!

     

    Tente não “pular” muito

    A dor nos tendões pode ser causada pelo excesso de impactos nos seus pés. 

    Por conta disso, é essencial que você sempre observe a forma como corre, caminha e faz suas demais atividades físicas, sempre modulando a maneira como seus pés tocam o chão e buscando um equilíbrio, retirando do calcanhar o impacto e deslocando-o por toda a extensão dos pés.

     

    Fortaleça a perna toda

    Não caia na besteira de fazer exercícios de fortalecimento em apenas uma área das suas pernas e busque sempre o maior equilíbrio que for possível alcançar em suas atividades como um todo.

    Foque em séries variadas, buscando sempre o trabalho de vários grupos musculares. Dessa forma, você consegue equilibrar a força do seu corpo, evitando sobrecargas.

     

    Não corra na ponta do pé

    Correr “na ponta dos pés” é uma péssima ideia para quem busca na atividade física uma saída para a vida desregrada e uma solução para quem deseja construir um corpo mais saudável.

    No entanto, é absolutamente comum entre corredores iniciantes a busca por movimentos mais fáceis ou que, pelo menos, não sejam tão difíceis de executar. Por conta disso, muitos acabam incorrendo em uma movimentação perigosa: correr na ponta dos pés.

    Para que a tendinite não se torne um problema na vida do corredor que inicia sua atividade física dessa forma, é essencial buscar o apoio de um profissional para lhe ajudar a corrigir a sua passada.

    Assim, você pode desfrutar de todos os benefícios da atividade física sem precisar se preocupar com a dor!

     

    Faça alongamentos diariamente

    Os alongamentos são úteis para quem busca uma rotina de atividade física mais saudável, sobretudo porque através deles o nosso corpo se prepara para o estresse que sofrerá posteriormente.

    Ao fim da atividade física também é essencial buscar por um momento de alongamento, sobretudo para relaxar a musculatura que acabou por ficar sobrecarregada.

     

    Use calçados ortopédicos e anatômicos

    Ao utilizar calçados ortopédicos e anatômicos como a Sandália Flex, além de uma vida mais confortável você também constrói uma vida mais saudável para o seu corpo, porque os calçados ortopédicos e anatômicos visam sempre o equilíbrio físico, não permitindo que seu corpo sofra com pressões desnecessárias.



     

    Da mesma forma, a Sandália Ortopédica e a Sandália Sasha são opções para mulheres que não abrem mão de estilo, mas não querem perder um só momento da vida por conta de dores.



     

    Quer saber mais sobre calçados ortopédicos e anatômicos? Vem ver! A Condi é especialista em bem estar!

     

    Conclusão

    Sentir dor nas suas pernas, tornozelos e pés é, definitivamente, muito desgastante, sobretudo porque nos afasta das atividades de que mais gostamos.

    Normalmente, a dor no tendão de Aquiles é causada por estresse articular repetitivo, o que faz com que se crie um estado inflamatório chamado tendinite.

    Para que isso não ocorra, é essencial sempre ficar atento ao seu corpo, corrigindo sua postura e sua pisada e utilizando sempre os melhores calçados para a proteção do seu corpo.

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    Entrega Garantida

    Oferecemos frete gratuito com entrega rastreável

    Parcele em até 12x

    Aceitamos cartão de crédito e boleto bancário

    Atendimento

    A nossa equipe está sempre preparada para te atender

    WhatsApp

    Perguntas Frequentes

    Encontre aqui a resposta que você procura

    FAQ

    ✔️ Produto adicionado com sucesso.