Pular para o conteúdo

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

    Dor no quadril: O que pode ser? Causas e problemas mais comuns

    Dor no quadril: O que pode ser? Causas e problemas mais comuns

    A dor no quadril provoca bastante incômodo, mal estar e, em alguns momentos, pode impedir que uma pessoa possa exercer suas funções de forma autônoma e segura. Mas o que essa dor pode ser? Veja a seguir!

     

    Introdução

    Sentir dor no corpo pode ser considerada, por muitas pessoas, muito comum e absolutamente normal.

    E, de fato, é.

    Basta uma noite mal dormida ou alguns momentos em que ficamos sentados de forma inadequada para que dores na coluna apareçam, bem como nos quadris e nas pernas.

    Embora seja bastante comum, quando a dor se torna mais persistente, intensa e não passa no dia em que surge, é importante buscar ajuda médica.

    Saiba, agora, sobre a dor no quadril, o que é, o que pode causar e, ainda, como tratá-la!

     

    O que é uma dor no quadril?

    A dor no quadril pode ocorrer em qualquer uma das articulações existentes nos quadris e, ainda, ao redor deles, como nos músculos, ossos ou tendões.

    É importante destacar que nem sempre a dor que aparece no quadril é, exatamente, relacionada à sua articulação. 

    Algumas lesões na coluna, sejam ósseas, nevrálgicas ou musculares também podem causar dor na região dos quadris, confundindo os sintomas.

    E, da mesma forma, nem sempre um problema articular causará dor apenas no quadril. Ela pode se estender também para as coxas, nádegas e virilha.

     homem com dor

    Quais os sintomas de dor no quadril?

    Os principais sintomas de dor no quadril envolvem a sensação de travamento, de “queimação nos pés”, de latejamento e, ainda, podem também ocasionar dormência em membros inferiores.

    É importante destacar, no entanto, que a dor pode ter sintomas que se estendem para a coluna, para as pernas e até mesmo para a região das nádegas.

    Sempre que surge um sintoma de incômodo no quadril, é importante buscar relaxamento, descanso e a mudança de hábitos pouco saudáveis, tais como sentar de forma inadequada e fazer atividades físicas com alta frequência de impacto.

     

    Sentindo dor no quadril: O que pode ser?

    Você sentiu dor no quadril? O que pode ser? Conheça agora quais são as causas mais comuns para que o incômodo surja e o que pode ocasioná-lo!

     

    Tendinite

    A tendinite no quadril é uma das causas mais comuns para o aparecimento desse tipo de dor, que pode ser bastante intensa e, enquanto os tendões seguem inflamados, até incapacitante. 

    Esse tipo de lesão é mais comum em atletas de alto rendimento, que focam a sua atividade física sobre força nas pernas, como em casos de corrida, atletismo e outros esportes similares.

     

    Bursite

    A bursite é uma lesão causada pela inflamação das bursas, trazendo grande dor e inchaço para as áreas afetadas. As bursas são pequenas bolsas de líquido que protegem as nossas articulações.

    Nos quadris, a bursite é causada pela repetição de movimentos e também pode estar relacionada com a atividade esportiva intensa, da mesma forma que a tendinite.

     

    Inflamação do nervo ciático

    Quando inflamado, o nervo ciático pode causar dores intensas na região do quadril e pode exigir repouso.O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano e vai do quadril até o dedão do pé

    As causas da inflamação do nervo ciático pode ser causada por compressão do nervo na região das nádegas e até mesmo em razão de uma hérnia de disco.

     

    Artrite

    A artrite é o nome do quadro inflamatório de uma das articulações dos quadris. Essa inflamação é bastante persistente, podendo causar sensação de trepidamento e de travamento na região da articulação.

    Uma vez inflamada a articulação dos quadris, a dor pode ser intensa, limitante, ter inchaço associado e, com o passar do tempo, desgaste dos tecidos cartilaginosos que recobrem nossa articulação.

     

    Artrose

    A artrose é uma doença degenerativa que atinge as nossas articulações, sobretudo os tecidos cartilaginosos que as recobrem, o que acaba causando inflamação na articulação, que é a chamada artrite.

    Com isso, a artrose causa bastante dor e pode desgastar as cartilagens de tal forma ao ponto de necessitar de uma intervenção cirúrgica, de forma a reduzir a dor e, ainda, restaurar os movimentos da articulação.

     

    Luxação ou fratura do quadril

    A luxação é uma lesão que pode causar bastante dor e ocorre quando as articulações se separam por um breve instante, sem que, no entanto, ocorra uma fratura.

    Tanto a luxação quanto a fratura são bastante dolorosas, podem ser incapacitantes e, ainda, ter um longo tempo até a recuperação completa.

    Usar o calçado correto para praticar atividades físicas e, também, no seu dia a dia, contribui reduzindo a dor nos seus quadris






    Atenção na atividade física

    Causada por repetições, por quedas, impactos excessivos ou, ainda, por uma inflamação nos tendões, a dor no quadril pode se agravar com a atividade física.

    Portanto, é essencial tomar cuidado com a forma que praticamos atividades físicas, buscando sempre uma grande consciência corporal a fim de evitar complicações com os quadris.

    Agora que você sabe sobre o incômodo nos quadris, o que é, e o que a causa, está na hora de saber qual o momento de buscar um médico!

    homem com dor

    Quando procurar um ortopedista?

    Saber sobre a dor no quadril, o que é e o que causa, já nos dá uma ideia de que ela pode se agravar rapidamente, por ser um sinal de doenças como:

    •  artrite, 
    • artrose, 
    • tendinite, 
    • hérnia de disco.

    Portanto, se a dor no quadril se manifestar, é importante estar atento ao que você fez nos dias anteriores, se praticou atividade física, ficou sentado por muito tempo em posição inadequada ou, até mesmo, teve algum episódio de impacto na região.

    Se a dor persistir, sobretudo se for acompanhada pela sensação de travamento, formigamento ou se tornar intensa, é hora de buscar ajuda médica, sem dúvida.

    Ir ao médico é fundamental, mas você também pode contar com calçados que reduzem o impacto na coluna para reduzir as dores no quadril!

     





    Conclusão

    Saber sobre a dor no quadril, o que é, quais são os sintomas e principais causas, é um primeiro passo para ficarmos mais vigilantes em relação ao nosso corpo.

    Tal como outras complicações de saúde, a dor no quadril pode ser incapacitante, nos deixar fora de nossas atividades corriqueiras e, ainda, nos enviar para o centro cirúrgico.

    Por isso, é essencial saber sobre a dor, o que é, saber sobre o que causa dor no joelho, cotovelo ou nos pés, a fim de sempre estarmos atentos em relação ao nosso corpo, buscando ajuda sempre que for necessário!

    comment 1 comentário

    E
    Eloisa Teixeira Martelo calendar_today

    Eu comprei duas sandálias achei uma maravilha estou com intenção de comprar uma outra e um tênis estou aguardando passar essa Pandemia. Quem compra jamais se arrepende é realmente maravilhosa .

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    Entrega Garantida

    Oferecemos frete gratuito com entrega rastreável

    Parcele em até 12x

    Aceitamos cartão de crédito e boleto bancário

    Atendimento

    A nossa equipe está sempre preparada para te atender

    WhatsApp

    Perguntas Frequentes

    Encontre aqui a resposta que você procura

    FAQ

    ✔️ Produto adicionado com sucesso.