×
Welcome Newcomer

Dor no metatarso: o que causa, sintomas, e como tratar a metatarsalgia!

A dor no metatarso é sentida na parte frontal dos pés, o que provoca bastante desconforto e, muitas vezes, até mesmo dificuldade para caminhar. Veja, a seguir, o que você precisa fazer ao identificar a dor no metatarso!

Sentir dor nos pés é extremamente desagradável, desconfortável e tem a capacidade de tirar nosso sossego, nos impedindo de realizar tarefas simples do nosso dia a dia.

A metatarsalgia é, normalmente, a principal causa de dor na parte frontal dos pés, perto dos dedos. Embora muito desgastante, é um tipo de complicação que tem cura, tratamento e, sobretudo, métodos preventivos.

Veja, a seguir, quais são as suas principais causas, sintomas e formas de tratamento mais comuns!

 

Onde fica o metatarso do pé?

O metatarso fica na parte frontal dos nossos pés e é composto por cinco pequenos ossos, responsáveis diretamente pelo movimento dos nossos dedos e pelo nosso peito de pé.

Apalpando suavemente seus pés você pode senti-los logo após uma parte mais elevada do seu peito de pé.

Quando sentimos dor nessa região, podemos falar que estamos com metatarsalgia, o que requer, necessariamente, tratamento médico.

 

O que causa a dor no metatarso?

São diversas as razões que podem causar dor no metatarso, sendo as principais:

 

Uso de calçados inadequados

Seja aquele sapato de salto lindo, seja aquela sandália rasteirinha que parece ser tão confortável ou aquele novo tênis da moda, qualquer tipo de calçado pode causar dor no metatarso caso não tenha sido especificamente criado para atender às necessidades do seu corpo.

A dor nessa região costuma ocorrer por conta de calçados com estrutura mal planejada, com plataforma inadequada e, ainda, por serem incompatíveis com as necessidades específicas dos seus pés.

 

Deformidades nos pés

dor no metatarso

Qualquer alteração na anatomia dos seus pés também pode causar dor no metatarso, sobretudo aquelas que te impedem de ter um fluxo de caminhada normal. 

Quando não pisamos de forma correta no chão acabamos por sobrecarregar estruturas ósseas, musculares e também nossos tendões, o que pode gerar, portanto, dores intensas e de difícil tratamento e manejo doméstico.

 

Sobrepeso

O sobrepeso é, certamente, o maior vilão das nossas articulações, não ficando nossos pés de fora disso.

Como o sobrepeso danifica e sobrecarrega tecidos, nosso corpo acaba por ficar mais exposto a lesões, dores e, por fim, ao mal estar.

 

Impacto

Quando praticamos atividade física é essencial reconhecermos nossos limites e, mais do que isso, usarmos calçados e roupas compatíveis com o esporte que desejamos praticar.

Diante disso, é fundamental que você, ao praticar qualquer tipo de atividade física que acabe por gerar impacto use um calçado mais adequado para esse momento, a fim de não ter lesões futuras em seus metatarsos, o que certamente impossibilitará sua atividade física.

 

Artrite

A artrite é causada por uma inflamação nas articulações do nosso corpo e que também pode atingir nossos metatarsos, provocando um quadro de dor intensa.

Embora a artrite não seja um estado permanente de lesão, é essencial observar quais foram os calçados utilizados e o seu dia a dia a fim de identificar e prevenir esse tipo de lesão no futuro.

 

Artrose

A artrose é uma doença autoimune que acaba por degradar nossos tecidos cartilaginosos, consumindo-os como se fossem organismos invasores que devessem ser combatidos.

O resultado da artrose é a deformidade das articulações, que acabam por ficar altamente inflamadas, evoluindo para estados crônicos de dor.

A artrose causa dor no metatarso uma vez que afeta a sua articulação, sobretudo por não ter um grande suporte de cartilagem nessa região, expondo estruturas ósseas.

principais sintomas dor no metatarso

Principais sintomas

  • Dor na parte frontal dos pés;
  • Sensação de grande desconforto nos pés logo ao acordar e dar os primeiros passos em seu dia;
  • Queimação na sola dos pés;
  • Aparecimento de calos na sola dos pés e nos dedos;
  • Desvio aparente dos dedos;
  • Dor intensa na sola dos pés.

Como aliviar e tratar a dor no metatarso?

O tratamento da dor no metatarso envolve o apoio de um médico que seja capaz de diagnosticar o tipo de lesão, sua causa e oferecer um suporte clínico completo para que os sintomas da metatarsalgia sejam amenizados até que cessem totalmente.

Veja, a seguir, quais são os tratamentos mais comuns para a metatarsalgia:

 

Uso de medicamentos

Os medicamentos anti-inflamatórios são mais utilizados na fase aguda da dor no metatarso e servem para que a região desinflame, reduzindo, assim, o quadro de dor intensa.

No entanto, o uso desses medicamentos não são recomendados para longo prazo, devendo o paciente seguir estritamente a recomendação do médico que o acompanha.

fisioterapia para dor no metatarso

Fisioterapia

Fazer fisioterapia é essencial para o tratamento desse tipo de quadro de dor, sobretudo porque contribui com a recuperação muscular e articular de forma mais globalizada, observando também tornozelos, joelhos, quadris e coluna.

Através dos exercícios da fisioterapia é possível desenvolver uma melhor consciência corporal, evitando novas complicações futuras em relação às dores que podem surgir em nosso corpo.

Atividade física

Não é exagero falar que a atividade física é a melhor amiga do nosso corpo, sobretudo quando se trata de lesões como a metatarsalgia, que podem ser evitadas com o controle de peso, atividade física sem impacto e constante.

As atividades físicas contribuem para a mobilidade dos nossos pés, evitando, assim, quadros inflamatórios severos.

Palmilhas e Calçados adequados

O uso de calçados ortopédicos e de palmilhas em gel ou magnéticas contribuem para o conforto do seu corpo, uma vez que são calçados e acessórios criados observando a estrutura real dos seus pés, diferente daqueles calçados convencionais.

Com eles, seus pés são posicionados de forma mais natural, mais anatômica e muito mais controlada, evitando aqueles desvios que podem ser proporcionados por calçados com estruturas pouco ergonômicas.

Conclusão

A dor no metatarso é causada por razões profusas, como artrose, artrite, excesso de peso e até mesmo pela prática de exercício físico com excesso de impacto.

Seu tratamento junto a um médico é fundamental, tanto para diminuir o quadro de dor quanto para melhorar a sua qualidade de vida como um todo!

Os sapatos ortopédicos podem te ajudar a viver bem longe da dor no metatarso. Conheça agora a linha de calçados anatômicos e ortopédicos da Condi!



Deixe uma resposta

EM DESTAQUE

Artrose no Joelho X Vida Saudável

Artrose no Joelho X Vida Saudável

O que é artrose e como é causada?  A...

Calos e Joanetes: Você sabe como prevenir e evitar dores?

Calos e Joanetes: Você sabe como prevenir e evitar dores?

Convidamos a Ana, podóloga que está fazendo sucesso nas...

Pectus Excavatum Leve: Como o calçado ideal ajuda no tratamento

Pectus Excavatum Leve: Como o calçado ideal ajuda no tratamento

O pectus excavatum leve é uma malformação do nascimento,...

Qual roupa combina com bota: monte looks estilosos e confortáveis!

Qual roupa combina com bota: monte looks estilosos e confortáveis!

Está se perguntando quais são as roupas que combinam...

Dor no metatarso: o que causa, sintomas, e como tratar a metatarsalgia!

Dor no metatarso: o que causa, sintomas, e como tratar a metatarsalgia!

A dor no metatarso é sentida na parte frontal...

dor na junta do pé

Dor na junta do pé: o que pode ser e como aliviar o desconforto?

Além do desconforto e do incômodo constante, a dor...

×
Welcome Newcomer