Pular para o conteúdo

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

    Dor no dedão do pé: Possíveis causas e como aliviar

    Dor no dedão do pé Possíveis causas e como aliviar - Loja Condi

    Já sentiu dor no dedão do pé? Em qual intensidade e com qual frequência? Quando se trata de sentir dor em membros periféricos é essencial buscar ajuda de um médico para averiguar quais são as causas da dor e como é possível tratá-la

    Introdução

    Sentir dor no dedão do pé pode ter uma explicação bastante simples: um sapato apertado ou uma unha encravada

    Mas e quando a dor se torna mais persistente, mais latente ou alguma secreção aparece junto com a dor?

    É essencial ficar de olho em todos os sintomas, na aparência do dedão do pé, se há sensação de formigamento, se aparenta inchaço ou qualquer outra coisa que pareça ser mais significativa.

    Caso você note qualquer diferença significativa ou perceba que alguma região dói mais do que outra, pode ser a hora mesmo de buscar ajuda médica.

     

    Sentir dor no dedão do pé é normal?

    Sentir dor no dedão do pé é normal - Loja Condi

    Depende.

    Obviamente, se você está com uma unha encravada, usou sapato apertado por mais tempo do que devia, a dor no dedão do pé irá surgir e ela não é só prevista como justificável.

    No entanto, se a dor surge sem motivo aparente - como naqueles finais de semana em que não fazemos absolutamente nada -, sem que tenha havido choque ou qualquer impacto mais bruto, aí realmente não podemos colocá-la em um espectro de normalidade.

    Se você sentir, portanto, uma dor no dedão de forma recorrente e frequente, mesmo quando não existe trauma ou qualquer outra questão relacionada que justifique a dor, busque ajuda de um médico ortopedista.

     

    O que pode causar dor no dedão do pé

    Algumas causas são bem comuns quando se trata da dor que surge no dedão. Veja quais são elas:

    Inflamação

    Uma das causas mais comuns para a dor no dedão é um quadro inflamatório, que pode ter sido causado por algum trauma de pele (como ao retirar as cutículas), algum machucado ou, ainda, por um choque que o dedo sofreu.

    Outros quadros inflamatórios podem estar relacionados com tendinites, que nem sempre ocorrem no dedão do pé, mas acabam por irradiar até ali.

     

    Gota

    A gota é um quadro de artrite aguda, que pode atingir a articulação do dedão. Os seus principais sintomas são vermelhidão na pele, inchaço e um quadro de dor muito intensa.

    Geralmente a dor causada pela gota é bastante intensa e requer atenção médica para apurar a origem do quadro e tratá-lo de forma mais eficaz.

     

    Artrose

    A artrose é causada quando o tecido cartilaginoso que existe entre nossas articulações se degrada a tal ponto que as articulações permanecem em choque constante, o que pode causar muita dor, inchaço e grande incômodo.

    Embora muitas pessoas acreditem que a artrose está relacionada com o envelhecimento, não, ela não está. A artrose é um processo autoimune e natural do corpo humano, que consome o tecido cartilaginoso, expondo a articulação e pode ocorrer em qualquer idade.

     

    Sapato apertado 

    Sapato apertado - Loja Condi

    Usar sapatos apertados fazem com que a circulação sanguínea se restrinja e, além disso, podem fazer uma grande pressão no dedo como um todo. 

    Se isso acontecer por muito tempo, a dor é certeza.

     

    Neuropatia diabética

    A neuropatia diabética é causada pela lenta, mas constante, degradação das terminações nervosas existentes nos membros inferiores, sobretudo. 

    Com ela, a sensação de dor nos dedos, agulhamento e às vezes até a sensação de choques elétricos podem surgir.

    3 dicas para aliviar dor no dedão do pé

    3 dicas para aliviar dor no dedão do pé - Loja Condi

    Você está sentindo dores em seus dedos dos pés, em especial o dedão? Veja algumas dicas para lidar com essa sensação!

    Faça compressas

    A depender da causa da dor, as compressas podem te ajudar muito a lidar com ela, sobretudo as de gelo.

    Faça alguns minutos de compressa gelada todos os dias, sempre lembrando de proteger a sua pele contra possíveis queimaduras por gelo.

    Conforme você sentir que a dor alivia ou piora, continue com as compressas aumentando a frequência entre elas. Ou, ainda, teste com a água quente também para ver como você se sente e se a dor alivia.

     

    Procure a ajuda de um fisioterapeuta

    Com o apoio de um fisioterapeuta, é possível estabelecer uma série de exercícios que podem te ajudar a lidar com a dor. 

    É necessário, no entanto, ser bastante disciplinado e não cuidar da saúde articular somente no consultório do fisioterapeuta e continuar com uma rotina de exercícios domiciliares.



    Assim, você garante um melhor aproveitamento do tempo e, certamente, se recupera mais rápido da lesão que gerou a dor.

    Usar sapato ortopédico 

    Os sapatos anatômicos e ortopédicos são sempre as melhores indicações, tanto para pessoas que já sentem algum tipo de dor recorrente e intensa nas articulações dos pés - dedos e tornozelos - e também para as pessoas que já apresentam algum tipo de lesão.

    As lesões já existentes podem se agravar quando utilizamos um tipo de calçado que não é nem anatômico e nem ortopédico, sobretudo por conta da arquitetura desse tipo de calçado, que pode favorecer, por exemplo, a compressão dos dedos no bico do sapato.

    A dor também pode aparecer em situações em que o calçado é pesado demais, o que nos obriga a fazer um esforço extra a cada passada. 



    Assim, a melhor solução é sempre apostar em calçados leves, com apoio e suporte para toda a extensão dos seus pés, sem apertar nenhuma região.

    Quer conhecer os melhores calçados ortopédicos e anatômicos do Brasil? Aproveite agora e mergulhe em saúde na Loja Condi!

     

    Conclusão

    Sentir dor no dedão do pé pode até parecer comum, mas, definitivamente, pode ser um sinal de alerta para outras complicações que podem ser mais sérias do que uma dorzinha chata causada pelo uso de um sapato ou tênis inadequado.

    De forma geral, a dor no dedão do pé está relacionada a inflamações causadas por machucados em sua pele ou, ainda, por conta de problemas relacionados com as unhas.

    Mas e quando não há nada aparente, que justifique a dor no dedão do pé?

    Aí é hora de mudar de calçado e buscar um especialista para verificar se não se trata de artrite, artrose ou gota, o que pode exigir a introdução de medicamentos para resolver o caso e melhorar o quadro de dor.

    comment 3 comentários

    C
    CECILIA SILVA SCAROLE calendar_today

    Muito boas as orientações. Pena que moro em zona rural e as dificuldades de fisioteraupeutas é difícil. Parabéns pelo artigo, me ajudou muito nessa crise que estou vivendo.Gratidão

    L
    Luiza Elizabeth da Silva calendar_today

    Vcs possuem loja física? Qual o endereço? Gostaria de obter mas informações.

    M
    Maria Jose C.da Costa calendar_today

    Essa informação foi muito valiosa para mim , tenho muita dor no DEDÃO dos pés, tenho NEOROMA de MORTOM nos 2 pés, FACITE PLANTAR , OS PÉS ja estão totalmente dormente. Obrigada.

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    Entrega Garantida

    Oferecemos frete gratuito com entrega rastreável

    Parcele em até 12x

    Aceitamos cartão de crédito e boleto bancário

    Atendimento

    A nossa equipe está sempre preparada para te atender

    WhatsApp

    Perguntas Frequentes

    Encontre aqui a resposta que você procura

    FAQ

    ✔️ Produto adicionado com sucesso.