×
Welcome Newcomer

Dor no Calcanhar: 7 Dicas para Aliviar Suas Dores

dor no calcanhar

As causas da dor no calcanhar podem ser múltiplas e relacionadas, sobretudo, com o estilo de vida, peso e frequência de exercícios físicos

 

Introdução

A dor no calcanhar pode ser originada por várias disfunções do corpo humano.

Pode estar relacionada com o excesso de peso, com o tipo de calçado utilizado, com esporão de calcâneo, com a forma com que pisamos e, até mesmo, com inflamações.

As inflamações mais comuns que causam dor no calcanhar são a fascite plantar, bursite e até mesmo gota.

Outras lesões originadas por trauma também podem comprometer o bem estar da pessoa atingida, levando a um quadro de dor.

A dor no calcanhar pode ser tanto unilateral quanto bilateral. Em casos em que a dor se apresenta em apenas um pé, podemos nos concentrar em tratá-lo de forma mais focalizada.

Já quando a dor se apresenta de forma bilateral é necessário também fazer um acompanhamento da saúde da coluna do paciente, sobretudo porque este tipo de dor, não raro, está relacionada com hérnias de disco.

Como em qualquer caso em que a dor comece a atrapalhar a sua vida, recomenda-se que você marque uma consulta com um médico especialista ou, ainda, em casos em que o quadro de dor é muito agressivo, busque um pronto atendimento hospitalar.

Ainda que existam algumas causas comuns possíveis de serem traçadas com alguma segurança, vale sempre lembrar que somente um médico ortopedista é capaz de fazer uma avaliação concreta do seu caso.

Assim, logo que os primeiros sintomas de dor aparecerem, busque rapidamente apoio do seu ortopedista de confiança para que você tenha um diagnóstico adequado e, sobretudo, um tratamento adequado.

 

Por que preciso cuidar do meu calcanhar?

O calcanhar funciona como um amortecedor natural para o nosso corpo e, por conta disso, os cuidados com ele precisam ser redobrados.

Sapatos apertados, muito planos, sem o devido suporte ou amortecimento, podem ser muito prejudiciais para nosso corpo.

E, nessa, quem mais sofre, é o nosso calcanhar, sobretudo porque, na falta de cuidados, ele tem de fazer um trabalho ainda mais complicado para poder dar conta das demandas do corpo.

Assim, é importante sempre ficar de olho na forma como andamos, quais os calçados utilizamos e cuidarmos do nosso peso, para que a dor no calcanhar nunca apareça para nos incomodar.

o que fazer dor no calcanhar



Causas da dor no calcanhar

As causas da dor no calcanhar podem estar relacionadas com diversos fatores, tais como fascite, fraturas, entorses, esporão de calcâneo e outras patologias.

A dor, por si só, é um indicativo de que há algum problema com seu corpo, que nem sempre pode estar relacionado apenas com o calcanhar em si.

Portanto, é necessário buscar o médico para que ele possa fazer uma avaliação completa do seu caso, bem como para que ele possa pesquisar outras causas possíveis da dor, o que só pode ser feito com exames de imagem.

 

Como aliviar a dor no calcanhar

A dor no calcanhar pode ser aliviada com algumas medidas bastante simples, que podem ser aplicadas em sua casa tão logo os primeiros sintomas apareçam.

Veja mais a seguir!

dor no calcanhar o que fazer



1 - Alongar

Para alongar os seus pés utilize uma bolinha de borracha macia.

Pressione a bolinha com seus pés contra o chão, flexionando um pouco os seus joelhos para que seus tornozelos também possam ser ativados.

Esse tipo de exercício alivia a inflamação na fáscia, que é uma fina membrana que recobre nossos músculos e que pode ocasionar dor no calcanhar.

 

2 - Massagem

A massagem no calcanhar pode ser feita de forma simples, utilizando suas próprias mãos, fazendo pequenas rotações com as mãos.

Pressione também suavemente os pontos de dor, fazendo pequenos movimentos circulares com a ponta dos dedos.

 



3 - Fisioterapia

A fisioterapia para o calcanhar pode ser muito benéfica para o tratamento da dor no calcanhar, sobretudo por conta dos equipamentos disponíveis no consultório para o alívio da dor, tais como o TENS.

O TENS emite pequenas ondas de choque, o que acaba por aliviar o sintoma de dor já nas primeiras aplicações.

 

4 - Procure um médico

Com a ajuda de um médico você pode fazer uma avaliação completa da sua saúde, inclusive buscando outras causas para a dor no calcanhar.

Hérnias de disco, lesões de tendão, fascite plantar, microfraturas no calcanhar e esporão podem também gerar dor.

Com os devidos exames e avaliação de saúde, é possível verificar causas que podem também estar relacionadas com a dor, intervindo corretamente e tratando o caso de forma particular.

 

5 - Faça um bom escalda pés

O escalda pés é uma ótima forma de melhorar a dor nos pés, como um todo, graças ao relaxamento que ele proporciona.

Para fazer um escalda pés ainda mais relaxante, utilize pequenas bolinhas de gude na bacia ou mesmo uma bolinha de borracha macia.

Com as molinhas, faça pequenas pressões dos pés contra o solo, melhorando também a sensação de compressão na sola dos pés.

 



6 - Atenção ao seu calçado

Os calçados convencionais não são projetados para respeitar a anatomia dos seus pés.

É por isso que, não raro, a utilização de um calçado convencional gere um quadro de dor intensa na sola dos pés e nos calcanhares.

Por conta disso, é importante que busque sempre por calçados anatômicos, que ofereçam estrutura e suporte para os seus pés como um todo.

 



7 - Cuide da sua saúde

É importante que esteja sempre atento a variações que seu corpo possa apresentar, sobretudo aquelas que ocorrem de forma abrupta.

O aumento de peso pode gerar dores nos pés, sobretudo nos calcanhares e, portanto, deve ser acompanhado devidamente por um médico de sua confiança.

Sempre que você sentir dores nessa região, é importante consultar um especialista, principalmente para elaborar uma estratégia para perder peso e, assim, melhorar seu estado geral de saúde.

 

banner acessorios

 

Conclusão

A dor no calcanhar é sempre um indicativo de que é hora de buscar ajuda médica para apurar, realmente, quais são as suas causas.

Buscar a ajuda de um médico pode fazer com que o processo de recuperação se dê de forma mais rápida, melhorando a sua qualidade de vida.

Algumas medidas como escalda pés, massagens e liberação miofascial podem te ajudar, mas, sobretudo, é trocando o seu calçado por um apropriado para a anatomia dos seus pés que você terá um resultado ainda melhor. 

 

Conheça agora a Condi e teste os nossos calçados anatômicos para que a dor no calcanhar deixe de fazer parte da sua vida!



10 COMENTÁRIOS

Jocenita de Assis Sousa
November 18, 2020 Em 10:45

Boa tarde!
Venho sentindo muitas dores. Tenho 66 anos. Devido a PANDEMIA desde 9 de março estou em casa sem fazer fisioterapia usar TENS, INFRA VERMELHO, ULTRASONETC. ALONGAMENTOS FAÇO ALGUNS EM CASA. SEM FAZER APLICAÇÃO ACUPUNTURA. FASCITE PLANTAR, DEDÃO FRATURADO, O TENDÃO DOS OMBROS PRECISAM DE CIRURGIA. POR ENQUANTO NEM PENSAR. 2 CISTOS DE BAKER. CERVICAL, LOMBAR, ETC…
AFF…
RESIDO EM SALVADOR- BAHIA . Tem os produtos nas lojas físicas ou somente online???
OBRIGADA!
Jocenita

Jocenita de Assis Sousa
October 30, 2020 Em 18:02

Boa tarde!
Venho sentindo muitas dores. Tenho 66 anos. Devido a PANDEMIA desde 9 de março estou em casa sem fazer fisioterapia usar TENS, INFRA VERMELHO, ULTRASONETC. ALONGAMENTOS FAÇO ALGUNS EM CASA. SEM FAZER APLICAÇÃO ACUPUNTURA. FASCITE PLANTAR, DEDÃO FRATURADO, O TENDÃO DOS OMBROS PRECISAM DE CIRURGIA. POR ENQUANTO NEM PENSAR. 2 CISTOS DE BAKER. CERVICAL, LOMBAR, ETC…
AFF…
RESIDO EM SALVADOR- BAHIA . Tem os produtos nas lojas físicas ou somente online???
OBRIGADA!
Jocenita

Nelma
October 26, 2020 Em 18:22

São muito lindas! Eu ainda vou comprar uma!!!

Janete
October 22, 2020 Em 11:37

Excelente explicação sobre o calcanhar, pois já tive 4 torções e uma fratura todas no pé direito, foi um período horrível, pois era bota ortopédica, consultas, anti-inflamatórios, tensor, fisioterapia, sofri por mais de 2 anos, porém dou graças ao meu maravilhoso Deus, que atendeu as minhas preces e ñ fiz cirurgis, só uso sandálias ortopédicas, tênis com amortecedor, perdi 12 kilos, e me sinto bem melhor. Agradeço a explicação de vcs, parabéns.

Marilena Stande
October 21, 2020 Em 15:21

Amei a explicação sobre as dores no calcanhar, nossa foi uma aula de como me cuidar, tem dias que não consigo andar, cresce bolhas no calcanhar, sou magra peso 59 kl…Não sei o porquê disso…..Tem época que tenho que tomar injeção…a noite piora e múito…obrigada por explicar o porquê desse esporão
,

Neide Silvério de Almeida
October 22, 2020 Em 11:36

Exporao

Mercia Simoes de Araujo
October 22, 2020 Em 11:35

Conhecer os calçados

Yoshie Yoshie
November 18, 2020 Em 10:45

Posso encontrar os itens em alguma loja aki em Bauru _ são paulo

AILTON FERNANDO MOROTTI
October 22, 2020 Em 11:35

gostaria de receber mais informações a respeito de dores no Calcanhar

Ana Maria
October 22, 2020 Em 11:34

Sandália confortável, cores lindas. Só poderia ter um preço mais assessível.


Deixe uma resposta

EM DESTAQUE

dor na junta do pé

Dor na junta do pé: o que pode ser e como aliviar o desconforto?

Além do desconforto e do incômodo constante, a dor...

tênis que combinam com tudo

Confira quais os tênis que combinam com tudo

Escolher um par de tênis que combina com tudo...

Saiba como identificar sintomas de lombalgia

Saiba como identificar sintomas de lombalgia

Em um primeiro momento, os sintomas de lombalgia podem...

Sapato para idosos: quais os melhores e como escolher o calçado certo!

Sapato para idosos: quais os melhores e como escolher o calçado certo!

Escolher o melhor sapato para idosos pode ser uma...

Como fazer massagem no pé: os pontos certos para relaxar!

Como fazer massagem no pé: os pontos certos para relaxar!

Nada mais relaxante e gostoso do que receber uma...

Saiba como funciona a entrega da Loja Condi

Saiba como funciona a entrega da Loja Condi

Toda a jornada de cada uma das suas compras...

×
Welcome Newcomer