×
Welcome Newcomer

Dor na junta do pé: o que pode ser e como aliviar o desconforto?

Além do desconforto e do incômodo constante, a dor na junta do pé pode te afastar da sua rotina, impossibilitando que você faça aquelas coisas que mais te dão prazer, como passear, brincar com os filhos e netos, praticar atividade física e trabalhar. Saiba hoje o que a causa!

A dor na junta do pé pode ser uma das complicações mais comuns que vamos enfrentar ao longo da vida, sobretudo quando temos de lidar com a agitação de um dia a dia marcado pela constante correria.

Seja para trabalhar, estudar, cuidar da família e até mesmo para praticarmos alguma atividade física, temos de negociar com o tempo, o que acaba por fazer com que, muitas vezes, deixemos de prestar atenção ao nosso corpo.

A dor começa com uma fisgadinha, uma sensação mais esquisita ao pisar, mas como temos sempre muita coisa a fazer, acabamos por deixar para lá e seguir com a vida.

Mas e quando a dor vira coisa séria e não conseguimos mais caminhar e fazer as coisas que precisamos e gostamos de fazer em nosso dia a dia?

Saiba, hoje, o que faz com que a dor na junta do pé apareça e tudo o que podemos fazer para que ela vá logo embora!

Calçados ortopédicos e anatômicos previnem a dor na junta do pé. Conheça agora os melhores!

atleta com dor na junta do pé

O que pode causar dor na junta do pé?

A dor na junta do pé pode ser causada por diversas razões. Confira, agora, quais são as mais comuns delas. 

 

01. Artrite

A artrite é um quadro inflamatório dos tecidos cartilaginosos do nosso corpo, que, por sua vez, estão presentes em todas as nossas articulações.

Quando sentimos dor na junta do pé, normalmente ela está associada a um quadro de artrite, que tende a passar conforme introduzimos medicamentos específicos e mudamos o hábito que causou a inflamação, o que acontece, geralmente, por conta de choques ou uso de calçados inadequados para nosso corpo.

 

02. Artrose

A artrose, embora muitas pessoas confundam com artrite, pode ser entendida como o avanço da primeira situação, que é quando a articulação inflama, causando muita dor.

No caso da artrose, o que se instaura é um processo degenerativo, que degrada os tecidos que protegem as nossas articulações, que são as cartilagens.

A partir do momento que isso passa a acontecer, o que temos é uma articulação exposta, que acaba por fazer contato com o seu “encaixe” natural.

Além de causar um quadro de dor extrema, a artrose pode deformar nossas juntas.

dor na junta do pé machucado

03. Fascite

A fáscia é como se fosse uma fina película que está presente em todos os nossos músculos, cuja função é protegê-los e, ainda, fazer com que os tecidos “deslizem”, evitando aderências que podem limitar nosso movimento.

Quando a fáscia inflama, temos um quadro de fascite, que pode ser bastante doloroso e confundir o paciente, levando-o a acreditar que o quadro de dor se relaciona à articulação e não ao músculo.

Seja para qualquer um dos casos ou desconfianças, é fundamental buscar a ajuda e a opinião de um médico especialista.

 

O que pode causar dor na sola do pé?

A dor na sola do pé pode ser causada por inúmeros fatores, que vão desde o sedentarismo até o excesso de peso - quando não, combinados.

Sentimos dor na sola do pé quando usamos calçados inadequados para o nosso corpo, como aqueles convencionais, que não respeitam a nossa anatomia.

Utilizando-os para um dia de trabalho, é natural que a dor na sola do pé apareça, bem como quando estamos utilizando-os apenas por questões estéticas.

Sejam eles planos demais, altos demais ou mal estruturados, o resultado é sempre o mesmo: dor na sola do pé.

Para evitar esse tipo de complicação, o ideal é sempre buscar por um calçado que reúna consigo e em todos os seus aspectos formas de evitar a dor:

  • Leveza;
  • Materiais de qualidade;
  • Resilientes;
  • Com sistema de distribuição de impacto,

O que você só encontra mesmo em calçados anatômicos ou ortopédicos.

 

Dor na junta do pé: como aliviar a dor?

Para aliviar a dor na junta do pé é fundamental que se busque ajuda médica, a fim de avaliar as causas e origens da dor. 

A partir disso, outra ação indispensável é repensar os calçados que você utiliza, dando preferência àqueles anatômicos e ortopédicos.

pés caminhando

01. Busque auxílio de um médico de sua confiança

A partir de exames clínicos e de imagem é possível apurar a causa real da sua dor, propondo medicação e procedimentos que o médico julgar necessário realizar para poder aliviá-la.

massagem na junta do pé

02. Faça exercícios para a recuperação da lesão e prevenção

Fazer exercícios regularmente com tênis de qualidade é uma das formas de aliviar as dores e preveni-las.

Quando a dor já chega a tal ponto de inviabilizar algumas das suas principais atividades do dia a dia - incluindo a atividade física -, a fisioterapia pode lhe ajudar a restaurar a sua qualidade de vida.

03. Use calçados ortopédicos e anatômicos

A utilização de calçados ortopédicos e anatômicos, como os da Condi, é essencial para que você possa melhorar a sua qualidade de vida e restaurar o seu bem-estar.

Através de calçados melhores, você pode proteger as suas articulações, evitando a piora de quadros e lesões já existentes e, sobretudo, prevenindo seu corpo de gerar novas.

Assim, antes de comprar um novo tênis ou sapato, prefira a Condi, que reúne as melhores opções do mercado, com entrega rápida e transparência em todos os momentos da sua compra.

Conheça agora os melhores calçados ortopédicos e anatômicos, na Condi!

 

Conclusão

A dor na junta do pé pode ser causada pelo uso de calçados inadequados, por sobrepeso, por inflamações musculares e, até mesmo, por atrite e artrose.

Uma vez que o quadro de dor se instaura, pode ser difícil retomar a qualidade de vida, o que torna cada vez mais fundamental buscar por calçados de qualidade, que possam proporcionar beleza e bem-estar em um mesmo grau, prevenindo lesões e, ainda, o agravamento daquelas já instauradas em seu corpo. 



Deixe uma resposta

EM DESTAQUE

Artrose no Joelho X Vida Saudável

Artrose no Joelho X Vida Saudável

O que é artrose e como é causada?  A...

Calos e Joanetes: Você sabe como prevenir e evitar dores?

Calos e Joanetes: Você sabe como prevenir e evitar dores?

Convidamos a Ana, podóloga que está fazendo sucesso nas...

Pectus Excavatum Leve: Como o calçado ideal ajuda no tratamento

Pectus Excavatum Leve: Como o calçado ideal ajuda no tratamento

O pectus excavatum leve é uma malformação do nascimento,...

Qual roupa combina com bota: monte looks estilosos e confortáveis!

Qual roupa combina com bota: monte looks estilosos e confortáveis!

Está se perguntando quais são as roupas que combinam...

Dor no metatarso: o que causa, sintomas, e como tratar a metatarsalgia!

Dor no metatarso: o que causa, sintomas, e como tratar a metatarsalgia!

A dor no metatarso é sentida na parte frontal...

dor na junta do pé

Dor na junta do pé: o que pode ser e como aliviar o desconforto?

Além do desconforto e do incômodo constante, a dor...

×
Welcome Newcomer