Pular para o conteúdo

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL E EM ATÉ 12X

    Como escolher o tênis ideal para cada tipo de exercício?

    Como escolher o tênis ideal para cada tipo de exercício?

    O calçado ideal faz toda a diferença no processo de realizar atividades físicas com conforto e segurança. As características anatômicas dos nossos pés e a especificidade de cada exercício devem ser levadas em conta na hora da escolha.  

    O tipo de pisada, o tamanho do pé e a forma são os primeiros fatores a serem observados, além da modalidade esportiva, é claro. Corridas e esportes que exigem saltos, por exemplo, têm exigências de amortecimento de impacto distintas. Veja a seguir as características que podem ajudá-lo a escolher o tênis ideal para algumas atividades físicas.

    Corrida

    Para essa atividade, é necessário calçados que ofereçam amortecimento adequado. Essa característica pode evitar desequilíbrios e quedas. No entanto, verificar o tipo de pisada do corredor é importante para uma escolha assertiva no modelo do tênis. As pisadas pronadas, supinadas e neutras exigem áreas de estabilidade diferentes. 

    Para corridas curtas, que podem variar de 5 a 10 quilômetros, recomenda-se tênis leves entre 150 a 200 gramas. Esse cuidado pode evitar ou atenuar problemas nos membros inferiores, quadris e coluna como desgastes, torções e contusões. 

    Ginástica 

    Modalidades de ginástica  coletiva como a zumba, o step, o jump e o street dance utilizam em sua realização movimentos rápidos, saltos e giros. Esse tipo de atividade causa pressão nos joelhos e tornozelos e, por esse motivo, o calçado deve ter características de bom amortecimento e leveza para não dificultar a flexibilidade e agilidade exigidas nessas atividades. O solado deve ser macio, flexível e com boa aderência ao solo. 

    Musculação 

    Os exercícios de musculação exigem estabilidade, boa postura e conforto para uma realização precisa.

    Os tênis produzidos com materiais à base de couro e nylon  são recomendados por oferecer sustentação e ventilação aos pés. Uma outra característica fundamental de um bom calçado para musculação é o solado mais rígido que permita uma boa aderência ao solo. Isso proporciona que a região central do pé fique bem fixada ao chão durante a realização dos exercícios. 

    Crossfit 

    A modalidade crossfit tem se popularizado muito nos últimos anos, os exercícios inspirados em movimentos do cotidiano  exigem do praticamente flexibilidade e resistência para a execução das séries propostas.

    O tênis ideal para o crossfit deve garantir a execução dos movimentos com segurança e amplitude, tal qual, o calçado para a ginástica, ele deve oferecer estabilidade e também amortecimento de impacto. Essas características dão suporte à região do tornozelo e diminuem a pressão nas articulações, principalmente nos joelhos. 

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    Entrega Garantida

    Oferecemos frete gratuito com entrega rastreável

    Parcele em até 12x

    Aceitamos cartão de crédito, boleto bancário e PIX.

    Perguntas Frequentes

    Encontre aqui a resposta que você procura

    FAQ
    Carregando Ambiente Seguro