Pular para o conteúdo

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

    Calos e Joanetes: Você sabe como prevenir e evitar dores?

    Calos e Joanetes: Você sabe como prevenir e evitar dores?

    Convidamos a Ana, podóloga que está fazendo sucesso nas redes sociais para nos explicar um pouco mais sobre o assunto, primeiramente vamos entender o que são calos e joanetes:

    Calos ou calosidades são lesões de pele espessas, desconfortáveis e comuns. Resultam de  um trauma mecânico repetido devido à fricção ou às forças de pressão que ocorrem sobre a  pele.

    Localizam-se com mais frequência nos pés, nas regiões do dorso dos dedos, no último espaço  interdigital e nas solas.

    O Hálux Valgo conhecido popularmente , é uma saliência óssea que se forma na articulação  da base do hálux (dedão do pé). Forma-se um joanete quando seu dedão do pé aponta para o  segundo dedo do pé, forçando a articulação do dedão a ficar maior e projetada para fora.

    sintomas e causas da joanete

    Quais as causas dos calos e do joanete?

    Sapatos inadequados, ficar muito tempo de pé, ou usar calçados muito grandes podem fazer o  pé escorregar e roçar (causando fricção), outros tipos de calçados também podem exercer  uma pressão excessiva sobre diferentes áreas do pé , sapatos de salto alto também podem  apertar os dedos dos pés, o sobrepeso e os altos níveis de atividade produzem pressão e  fricção também provocam calos e calosidades. 

    A pressão exercida sobre o dedo pelos sapatos, especialmente os de pontas estreitas e saltos, é  a principal causa para a ocorrência de um joanete. A elevação dos saltos desloca o peso  corporal para a frente do pé de forma a contribuir para a deformidade.

    • Uso de saltos altos
    • Uso de sapatos menores, apertados ou de pontas estreitas
    • Artrite
    • Problemas congênitos do pé, como má formação
    • Hereditariedade (pessoas de uma mesma família costumam apresentar joanetes).

    Como prevenir calos e joanetes 

    Usar calçado confortável, adequado, bem ajustado e que não cause fricção é fundamental. É  aconselhável que compre o calçado no período da tarde, porque os seus pés podem inchar à  medida que o dia vai passando e esta é a hora do dia em que o encaixe dos sapatos nos seus  pés vai ser mais confortável. Seus dedos tem que mover facilmente dentro do calçado com um  pequeno espaço entre a biqueira e o dedo grande do pé.

    Se você for realizar a compra online, utilize a tabela de medidas do site e meça o seu pé no final do período da tarde, como orientado, para ter certeza que em nenhum momento do dia o seu pé ficará apertado!

     

    É também importante garantir que os seus pés estejam completamente secos antes de calçar  qualquer tipo de sapato. Ter a pele molhada, ou ligeiramente úmida, leva a um ligeiro  aumento de fricção.

    A prevenção do joanete é bem simples , você deve deixar os calçados apertados e de salto de  lado e apostar em calçados que tenham conforto como os da Loja Condi que tem modelos  específicos pra quem possui joanetes, como a Sandália Vita: 

    Mesmo escolhendo o tipo de calçados certos tenho dor !

    Se o calo está muito espesso e duro, o ideal é você procurar um Podólogo que faça o desbaste  plantar, que é a retirada da calosidade. Assim eliminando a calosidade você terá muito mais  conforto no seu dia a dia! Em muitos casos é necessário.

    Além de apostar em um calçado para joanete , alguns podólogos assim como eu trabalhamos  com a técnica da Kinesiopodo, que é a técnica de bandagem elástica que auxilia no tratamento de correções articulares, contraturas, lesões, edemas e dor, acelerando o processo de cicatrização e aliviando a dor e tensão muscular, além de melhorar a circulação sanguínea e aliviar a dor do joanete .

                Para mais conteúdo desse tipo, continue acompanhando nosso blog e também siga a Ana no instagram em @podologa_ana.

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    Entrega Garantida

    Oferecemos frete gratuito com entrega rastreável

    Parcele em até 12x

    Aceitamos cartão de crédito e boleto bancário

    Atendimento 24h

    A nossa equipe está sempre preparada para te atender

    WhatsApp

    Perguntas Frequentes

    Encontre aqui a resposta que você procura

    FAQ

    ✔️ Produto adicionado com sucesso.