Pular para o conteúdo

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

    Calos e Joanetes: Você sabe como prevenir e evitar dores?

    Calos e Joanetes: Você sabe como prevenir e evitar dores?

    Convidamos a Ana, podóloga que está fazendo sucesso nas redes sociais para nos explicar um pouco mais sobre o assunto, primeiramente vamos entender o que são calos e joanetes:

    Calos ou calosidades são lesões de pele espessas, desconfortáveis e comuns. Resultam de  um trauma mecânico repetido devido à fricção ou às forças de pressão que ocorrem sobre a  pele.

    Localizam-se com mais frequência nos pés, nas regiões do dorso dos dedos, no último espaço  interdigital e nas solas.

    O Hálux Valgo conhecido popularmente , é uma saliência óssea que se forma na articulação  da base do hálux (dedão do pé). Forma-se um joanete quando seu dedão do pé aponta para o  segundo dedo do pé, forçando a articulação do dedão a ficar maior e projetada para fora.

    sintomas e causas da joanete

    Quais as causas dos calos e do joanete?

    Sapatos inadequados, ficar muito tempo de pé, ou usar calçados muito grandes podem fazer o  pé escorregar e roçar (causando fricção), outros tipos de calçados também podem exercer  uma pressão excessiva sobre diferentes áreas do pé , sapatos de salto alto também podem  apertar os dedos dos pés, o sobrepeso e os altos níveis de atividade produzem pressão e  fricção também provocam calos e calosidades. 

    A pressão exercida sobre o dedo pelos sapatos, especialmente os de pontas estreitas e saltos, é  a principal causa para a ocorrência de um joanete. A elevação dos saltos desloca o peso  corporal para a frente do pé de forma a contribuir para a deformidade.

    • Uso de saltos altos
    • Uso de sapatos menores, apertados ou de pontas estreitas
    • Artrite
    • Problemas congênitos do pé, como má formação
    • Hereditariedade (pessoas de uma mesma família costumam apresentar joanetes).

    Como prevenir calos e joanetes 

    Usar calçado confortável, adequado, bem ajustado e que não cause fricção é fundamental. É  aconselhável que compre o calçado no período da tarde, porque os seus pés podem inchar à  medida que o dia vai passando e esta é a hora do dia em que o encaixe dos sapatos nos seus  pés vai ser mais confortável. Seus dedos tem que mover facilmente dentro do calçado com um  pequeno espaço entre a biqueira e o dedo grande do pé.

    Se você for realizar a compra online, utilize a tabela de medidas do site e meça o seu pé no final do período da tarde, como orientado, para ter certeza que em nenhum momento do dia o seu pé ficará apertado!

     

    É também importante garantir que os seus pés estejam completamente secos antes de calçar  qualquer tipo de sapato. Ter a pele molhada, ou ligeiramente úmida, leva a um ligeiro  aumento de fricção.

    A prevenção do joanete é bem simples , você deve deixar os calçados apertados e de salto de  lado e apostar em calçados que tenham conforto como os da Loja Condi que tem modelos  específicos pra quem possui joanetes, como a Sandália Vita: 

    Mesmo escolhendo o tipo de calçados certos tenho dor !

    Se o calo está muito espesso e duro, o ideal é você procurar um Podólogo que faça o desbaste  plantar, que é a retirada da calosidade. Assim eliminando a calosidade você terá muito mais  conforto no seu dia a dia! Em muitos casos é necessário.

    Além de apostar em um calçado para joanete , alguns podólogos assim como eu trabalhamos  com a técnica da Kinesiopodo, que é a técnica de bandagem elástica que auxilia no tratamento de correções articulares, contraturas, lesões, edemas e dor, acelerando o processo de cicatrização e aliviando a dor e tensão muscular, além de melhorar a circulação sanguínea e aliviar a dor do joanete .

                Para mais conteúdo desse tipo, continue acompanhando nosso blog e também siga a Ana no instagram em @podologa_ana.

    comment 3 comentários

    N
    Neuza calendar_today

    Bom dia…. comprei a sandália ortopédica para melhorar a condição do joanete, e estou muito satisfeita, sandália confortável, leve e promove um bem estar no seus pés

    M
    Márcia Oliveira calendar_today

    Boa tarde, gostei muito da explicação, quando era mais nova, nenhum médico me falou que joanete tem correção. Gostaria de saber se aos 50 anos, aí na da dá para corrigir o joanete.
    Obrigada

    M
    Maria Celia Lima da Silva calendar_today

    trato de problema de calosidade a mais de 30 anos. vou a podologos pelo menos 1 vez ao mês. Uso normalmente calçados macios no entanto sem um resultado que ao menos alivie as dores.

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    Entrega Garantida

    Oferecemos frete gratuito com entrega rastreável

    Parcele em até 12x

    Aceitamos cartão de crédito e boleto bancário

    Perguntas Frequentes

    Encontre aqui a resposta que você procura

    FAQ
    Carregando Ambiente Seguro