Pular para o conteúdo

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

    Bolhas nos pés: chega de sofrer com elas! Descubra causas e prevenção

    Bolhas nos pés: chega de sofrer com elas! Descubra causas e prevenção

    bolhas nos pés

    Você acabou de sair da loja com um sapato novo maravilhoso, mas já está chateada com as bolhas nos pés que ele vai causar? Saiba como evitá-las!

     

    Introdução

    Você também tem a pele tão sensível que até mesmo aquelas famosas sandálias de borracha costumam formar bolhas entre os dedos e nas alças?

    Se sim, saiba: você não está sozinha e nem está sozinho.

    Essa é uma situação que, embora seja muito dolorosa, ainda é bastante comum e se deve, necessariamente, à forma como nossa pele reage a calçados nem sempre adequados aos nossos pés.

    Hoje vamos tirar todas as suas dúvidas sobre como tratar uma bolha no pé infeccionada, sobre o que fazer quando uma bolha no pé está doendo e até mesmo discutir aquele assunto pra lá de controverso: pode estourar uma bolha no pé?

    Saiba tudo, também, sobre como podemos prevenir o surgimento delas e, principalmente, como podemos escolher os calçados certos para que elas nunca mais apareçam!

     

    O que são as bolhas no pé?

    As bolhas nos pés são uma reação natural do corpo, que forma uma bolha de água sempre que a pele sofre algum tipo de atrito intenso.

    Essa bolha é gerada como uma forma de o corpo proteger o tecido que está sendo agredido de forma constante, mas, ainda que a sua função seja a de promover a proteção do corpo, ela é uma forma bastante dolorosa de fazê-lo.

    Por causa justamente dessa dor que causa, é quase que automático pensar em perfurar a bolha tão logo ela apareça, mas nem sempre isso é uma boa ideia.

    Entenda mais sobre o porquê a seguir.

    bolha na sola do pé

    Como as bolhas se formam

    As bolhas são uma reação natural do corpo a um agente agressor externo.

    Da mesma forma que uma bolha de água surge quando nos queimamos no fogão, as bolhas nos pés aparecem quando usamos um tipo de calçado inadequado.

    Quando falamos de calçado inadequado, nos relacionamos àqueles que são ou muito apertados ou muito folgados.

    Ambos podem causar bolhas nos pés devido ao atrito que causam.

    No entanto, para as pessoas com a pele mais sensível, não é raro que bolhas nos pés surjam até mesmo quando um calçado mais confortável é utilizado nas primeiras vezes.

    Isso se deve, necessariamente, à forma que o corpo encontra para se adaptar ao que utilizamos, seja um sapato, tênis, sandália ou chinelo.

    Embora a parte mais comum de aparecimento de bolha seja no calcanhar, perto do tendão de aquiles, elas podem surgir também nos dedos, no peito e na sola do pé.

     

    Quais o cuidados para prevenir o aparecimento de bolhas nos pés

    Algumas atitudes podem te ajudar muito a prevenir com as bolhas nos pés.

    Conheça cada uma delas agora mesmo!

     

    Utilize calçados de tamanhos adequados para os seus pés

    Uma das formas mais comuns de criar bolhas nos pés está relacionada com a utilização de calçados ou muito apertados ou muito folgados.

    Não é incomum que pessoas comprem calçados um pouco mais apertados para que, depois que lacearem, fiquem no tamanho ideal.

    No entanto, isso pode demorar a acontecer ou, simplesmente, causar muito incômodo até que aconteça.

     

    Previna-se utilizando meias de algodão confortáveis e evite bolhas nos pés

    Sempre que possível utilize meias de algodão com os seus calçados, sobretudo quando eles ainda estão em fase de laceio.

    Isso possibilita que o suor produzido por seus pés seja facilmente absorvido pelas meias, evitando, assim, que a pele úmida favoreça a criação de bolhas nos pés.

     

    Utilize barra lubrificante para pés

    A barra lubrificante adiciona uma camada extra de proteção para a nossa pele.

    Utilizando-a antes de calçar os sapatos novos, tornamos a pele mais "deslizante", evitando o atrito.

    A desvantagem é que, com o passar do dia, você pode ter de reaplicar a camada de proteção que ela proporciona.

     

    Aplique amaciante para calçados

    Você pode também utilizar amaciante para calçados, que é um tipo de espuma que faz com que os sapatos em couro laceiem mais rápido.

    É importante, no entanto, verificar as especificações do amaciante que você vai aplicar e se o produto é compatível com o seu calçado.

     

    Posso estourar bolhas nos pés?

    Jamais!

    Estourar as bolhas que o corpo forma para proteger os tecidos machucados por um tipo de calçado acaba expondo o organismo a diversos tipos de infecção.

    A infecção, por sua vez, pode ser uma complicação, sobretudo para idosos, diabéticos e pessoas com problemas circulatórios.

    Portanto, recomenda-se proteger a bolha utilizando um curativo adequado e nunca, jamais, estourá-la utilizando agulhas, por exemplo.

    Deixe que o corpo reabsorva o líquido que a bolha produziu e, preferencialmente, substitua o calçado que machucou seus pés.

    tratar bolhas nos pes

    Tratamento

    Algumas soluções completamente naturais podem te ajudar a tratar as bolhas nos pés.

    Veja agora algumas opções!

     

    Faça um escalda pés com água e sal

    Quando usamos a salmoura para tratar bolhas (e queloides) uma reação química bem interessante acontece, que é a troca de líquidos.

    O meio mais saturado - a salmoura - suga a água menos saturada que está no interior da bolha, restaurando o equilíbrio natural.

     

    Faça uma compressa utilizando calêndula e trate as bolhas nos pés

    A calêndula é utilizada há milhares de anos para a cicatrização de tecidos.

    Se a sua bolha estourar (esperamos que seja naturalmente) faça uma compressa com algodão e óleo de calêndula para que o ferimento feche mais rapidamente.

     

    Aplique gel de babosa sobre as bolhas nos pés

    A aloevera é totalmente natural e altamente hidratante e cicatrizante.

    Ela mantém a maleabilidade natural da pele, impedindo que a bolha estoure e prossiga com seu próprio percurso de cicatrização.

     

    Olho no calçado que você está usando

    De todas as formas que listamos, certamente a melhor delas para evitar a formação de bolhas nos pés é utilizar um calçado que respeite realmente a anatomia do seu corpo.

    Os calçados anatômicos e ortopédicos são feitos com produtos premium, que se adaptam à sua pele, à forma do seu pé e, assim, impedem o surgimento de bolhas.

    Com esse tipo de calçado, você tem também mais atenção em áreas que costumam ser críticas quando considerados os calçados tradicionais.

    A região que abriga os calcanhares, sola dos pés e dedos, nos calçados convencionais, nem sempre recebe tratamento adequado.

    Já nos calçados ortopédicos, geralmente temos um reforço nessas regiões, contanto, até mesmo, com um enchimento super maleável que impede a formação de bolhas.

    banner sandalias

     

    Conclusão

    As bolhas nos pés são lesões que costumam ser muito dolorosas e impedem que a gente desfrute de um passeio, de um dia mais produtivo no trabalho e, até mesmo, de momentos de relaxamento.

    Elas são normalmente causadas pelo uso de calçados inadequados, sejam eles folgados demais ou apertados demais.

    Tratá-las é simples, mas requer um pouquinho de tempo até que a pele se regenere.

    Evitá-las, no entanto, é ainda mais fácil: basta, simplesmente, trocar os calçados convencionais por calçados que realmente respeitem seus pés.

    A Condi trabalha incansavelmente para que você tenha uma vida mais confortável e mais feliz, com calçados que realmente respeitem seu corpo.

     

    Conheça agora nossa loja e venha viver o melhor da vida, sem se preocupar com bolhas nos pés!

    comment 3 comentários

    C
    Claudia B.Benedito calendar_today

    Tenho pés sensíveis . A pele é muito fina . Todos os calçados que já comprei , mesmo ortopédicos , machucaram meus pés , mesmo que pouco . Tenho muita dificuldades ao comprar sapatos . Tive que trocar todos , por ter tido tromboflebite . Sofro com má circulação periférica . Desde criança , era difícil acertar um que ficasse confortável . Meus pés são curtos , largos e o peito alto . O número 35 , aperta e fica bom no comprimento , o 36 , que uso fica um pouco bom . Às vezes , ainda machuca e o 37 , fica comprido e confortável na largura . Não tem número para mim. Meus pés são complicados , não ? Gosto de sandálias com calcanhar .

    J
    Jose Arnaldo Marques de Oliveira calendar_today

    Bom dia , tenho interesse na palmilha magnética qual o valor

    V
    Valeria Alves Sousa de Carvalho calendar_today

    Comentário que faço quero saber sp Guarujá se tem loja condi

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    Entrega Garantida

    Oferecemos frete gratuito com entrega rastreável

    Parcele em até 12x

    Aceitamos cartão de crédito e boleto bancário

    Atendimento 24h

    A nossa equipe está sempre preparada para te atender

    WhatsApp

    Perguntas Frequentes

    Encontre aqui a resposta que você procura

    FAQ

    ✔️ Produto adicionado com sucesso.