×
Welcome Newcomer

Bolha de sangue no pé: O que fazer?

Além de absolutamente desagradável, a bolha de sangue no pé pode ser bastante dolorosa, incômoda e mais difícil de tratar que aquelas bolhas de água normais. Veja o que fazer quando uma surgir em seus pés!

As bolhas aparecem em nossos pés quando a pele é submetida a uma grande carga de pressão ou de atrito.

Quando o estresse é muito intenso, as bolhas aparecem como consequências do ferimento e devem ser tratadas com muita cautela.

Quer saber o que fazer com uma bolha de sangue no pé e o que é preciso fazer para que elas nunca apareçam? Vem ver!

 

O que causa bolha de sangue no pé?

A bolha de sangue no pé é causada por uma complicação da bolha de água, que se forma quando a pele é submetida ou a atrito ou a uma grande pressão.

Essa é uma resposta do corpo para uma agressão externa, totalmente normal e, apesar de dolorosa, uma forma até mesmo do corpo proteger seus tecidos internos, criando uma barreira de água.

No entanto, quando os tecidos mais profundos também são feridos, além da formação de uma bolha de água também há a liberação de sangue, causando, então, a bolha de sangue no pé.

 

pé machucado

O que é bom para bolha de sangue no pé?

Quando uma bolha surgir é essencial verificar rapidamente o que a causou, evitando, como primeiro ponto de proteção e tratamento, o uso do mesmo calçado.

Depois, é essencial que o local da lesão seja protegido até que o corpo possa, por si só, reabsorver todo o líquido produzido e, ainda, ter mais tempo para tratar a si mesmo.

Dessa maneira é possível melhorar, em seu próprio tempo, esse tipo de lesão que pode ocorrer com qualquer pessoa!

Outra forma de tratar lesões como essa é optar por um calçado anatômico ou ortopédico. A Condi conta com os melhores do mercado!

 

Dicas para tratar a bolha mais rápido

Se uma bolha de sangue estiver provocando muita dor, incômodo ou desconforto, algumas técnicas podem te ajudar a fazer com que ela esvazie mais rápido, liberando a sua pele.

No entanto, vale sempre lembrar que a água e o sangue são liberados como uma forma de proteção do corpo. Retirando-os, a bolha pode até parar de machucar, mas o ferimento ainda estará ali, ok? 

Então é essencial que você cuide muito bem da região, mantendo-a limpa e adequadamente protegida, a fim de evitar infecções.

 

Não fure a bolha de sangue no pé

Quando perfuramos uma bolha, seja ela de água ou de sangue, podemos ter a entrada para microrganismos capazes de gerar inflamações e infecções, atrasando e agravando um quadro de saúde que até então era simples de ser tratado.

A bolha seca por si só e, a não ser que cause problemas que realmente podem comprometer seu dia a dia, deve permanecer sendo cuidada, apenas. 

 

Mantenha a pele protegida

Sempre que uma bolha aparecer em sua pele mantenha o local bem protegido, preferencialmente com um curativo adesivo e uma gaze, se necessário for.

Dessa forma nosso organismo pode se recuperar sozinho, absorvendo os líquidos que formam a bolha até que ela possa secar completamente.

 

pé de molho

Faça escalda-pés com água morna e sal

O escalda-pés com água morna e sal pode te ajudar a secar as bolhas de forma mais rápida, sobretudo porque a água salgada tende a “puxar” a água que se encontra dentro da bolha para fora dela.

Além disso, pode aliviar as dores, produzindo a sensação de relaxamento e bem-estar.

 

Observe os calçados utilizados

É essencial sempre ficar atento aos calçados que você utiliza, sobretudo se as bolhas nos pés são recorrentes em sua vida.

Observar a forma como são costurados, os materiais de que são feitos e se estão perfeitamente ajustados aos seus pés.

Os calçados ortopédicos e anatômicos são boas alternativas para quem sofre com as bolhas nos pés, tanto por serem feitos com materiais mais nobres quanto por serem mais ajustados para a anatomia dos seus pés, respeitando suas curvaturas e necessidades.

 





Não use calçados apertados

Use sempre calçados ajustados aos seus pés e evite sempre que for possível calçados que apertam, que machucam ou que causam atrito em alguma região da sua pele.

 

pé machucado

Como estourar uma bolha corretamente

A bolha, quando muito incômoda, pode ser estourada desde que se preste atenção em cada detalhe e nos materiais usados, a fim de não ter uma contaminação e infecção no local.

  • Compre uma seringa ou agulha em uma farmácia. O essencial é que seja estéril;
  • Higienize o local com antisséptico em spray e tenha algumas gazes à sua mão;
  • Introduza delicadamente a agulha na bolha, sugando o líquido ou deixando-o escorrer pela perfuração. Não retire a pele que protege o local!
  • Por fim, higienize a pele novamente e feche-a com um curativo descartável;
  • Descarte todos os materiais utilizados em local apropriado e encaminhe os materiais perfurocortantes para uma Unidade Básica de Saúde.

Por que não se deve estourar a bolha?

A bolha de sangue no pé surge como uma forma do corpo proteger um local em que a pele foi lesionada, resguardando outros tecidos do corpo de uma lesão.

Por ser uma proteção natural do nosso corpo não devemos perfurá-las, nem estourá-las. O ideal é que sempre aguardemos que o corpo absorva o líquido enquanto se recupera.

 

Como evitar o surgimento de bolhas

Certamente, um dos maiores inimigos da saúde dos nossos pés são os calçados inadequados.

Investir em bons calçados melhora a nossa saúde como um todo, tanto do ponto de vista ortopédico, vascular, postural e, sim, evita ainda as bolhas nos pés!

A Condi conta com os melhores calçados ortopédicos e anatômicos do mercado! Escolha o calçado correto para não sofrer com as bolhas!





Conclusão

Ter uma bolha de sangue no pé é um sinal claro de que algo não vai bem e de que é essencial ter mais cuidado no momento de escolher um sapato.

Isso porque boa parte das bolhas que aparecem, incluindo as com sangue, acabam por acontecer devido a lesões da pele, causadas pelo atrito ou por calçados muito apertados.

Estourar uma bolha, por pior que seja o incômodo, pode até agravar o problema. Portanto, na dúvida, conte com a Loja Condi para a escolha de calçados mais confortáveis e adequados para o seu corpo como um todo!



Deixe uma resposta

EM DESTAQUE

Artrose no Joelho X Vida Saudável

Artrose no Joelho X Vida Saudável

O que é artrose e como é causada?  A...

Calos e Joanetes: Você sabe como prevenir e evitar dores?

Calos e Joanetes: Você sabe como prevenir e evitar dores?

Convidamos a Ana, podóloga que está fazendo sucesso nas...

Pectus Excavatum Leve: Como o calçado ideal ajuda no tratamento

Pectus Excavatum Leve: Como o calçado ideal ajuda no tratamento

O pectus excavatum leve é uma malformação do nascimento,...

Qual roupa combina com bota: monte looks estilosos e confortáveis!

Qual roupa combina com bota: monte looks estilosos e confortáveis!

Está se perguntando quais são as roupas que combinam...

Dor no metatarso: o que causa, sintomas, e como tratar a metatarsalgia!

Dor no metatarso: o que causa, sintomas, e como tratar a metatarsalgia!

A dor no metatarso é sentida na parte frontal...

dor na junta do pé

Dor na junta do pé: o que pode ser e como aliviar o desconforto?

Além do desconforto e do incômodo constante, a dor...

×
Welcome Newcomer