×
Welcome Newcomer

Artrose no Joelho X Vida Saudável

O que é artrose e como é causada

A artrose é uma doença inflamatória e degenerativa das articulações. Ela é provocada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas que vão ficando fibriladas e erodidas até chegar no estágio final do problema, onde não há mais cartilagem. Toda essa alteração vem associada de um processo inflamatório dentro dessa articulação e a do joelho é uma das mais afetadas em virtude de sua capacidade de suportar peso. 

Com envelhecimento da população mundial, a artrose no joelho tem se tornado cada vez mais comum, segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde cerca de 70% a 80% da população com mais de 65 anos possui artrose, logo a prevalência da doença aumenta com a idade. 

 

Artrose no joelho

 

Seu impacto econômico é enorme graças a incapacidade que provoca nas pessoas. Segundo no Ministério da Previdência Social, a artrose é a terceira causa de afastamento de trabalho no Brasil e é tão comum que representa de 30% a 40% de todas as consultas em ambulatórios de reumatologia, além de afastar 7,5% dos trabalhadores, 

Quais as causas da artrose

As principais causas estão relacionadas com alterações na biomecânica, como deformidades, desalinhamentos ou fraquezas musculares, porém diversos outros fatores podem levar à artrose, como genética (histórico familiar), sobrepeso e o tabagismo são fatores que aumentam o risco de artrose.

 

Até mesmo atletas de alta performance que realizam treinamentos muito intensos ou inclusive os atletas amadores e de fim de semana podem apresentar artrose precoce, seja por erros no treinamento ou a realização errada de exercícios físicos que também tem grande influência.

A dor normalmente é o primeiro sintoma e ela tende a piorar com o esforço que sobrecarregue mais o joelho. Outros sintomas incluem rigidez matinal, dificuldade em apoiar o peso do próprio corpo sobre o joelho lesionado, inchaço (edema) e perda progressiva de mobilidade.

Como tratar a artrose

O tratamento pode ser feito com auxílio de medicamentos para aliviar a dor e fisioterapia. O fisioterapeuta é o responsável por criar exercícios para fortalecer os músculos ao redor da articulação promovendo sua estabilização. A quiropraxia também pode ajudar muito na melhora dos sintomas, os ajustes aplicados pelo profissional especialista melhoram o movimento e a amplitude articular contribuindo para a diminuição das dores e incômodos.

 

Dores no Joelho

 

Calçados adequados também ajudam na melhora dos sintomas, pois os pés são a base de sustentação do corpo, é ali que recebemos toda carga do peso corporal e é de onde se distribui esse peso, então a forma como se está pisando, como o pé está apoiando no solo, vai ser intimamente relacionado aos problemas na cadeia superior.  Um estudo feito no Laboratório de Biomecânica da USP se baseou no uso de um tipo de sapatos, baixos e flexíveis, e reduziram em 66% a dor e melhorando a mobilidade em 62% isso revelou que esse tipo de calçado reduz a pressão nas articulações das pernas e consequentemente diminuem as dores. 

 

Em casos mais avançados e não tratados, a artrose pode ocasionar a deformidade dos membros inferiores, que é o joelho varo (cambota) ou valgo (na forma da letra “x”).

O tratamento mais adequado é a prevenção através da mudança de hábitos, levando uma vida mais saudável, manter o peso ideal para sua altura, fazer uma dieta variada e equilibrada, mudar de postura com frequência, tentando-se evitar aquelas que sobrecarregam as articulações, o fortalecimento muscular focados na estabilização da articulação e a prática de exercícios suaves, tais como, caminhar, nadar, pedalar também contribuem para a prevenção. 

Mesmo usando o calçado correto ainda sinto dor, o que fazer

Procure um fisioterapeuta para fazer uma avaliação e iniciar um programa de tratamento eficaz e com segurança o quanto antes e evite que essa doença tire sua qualidade de vida.

 

Escrito por Igor Silva cordeiro:

Sócio proprietário da clínica Corporin

Graduado em fisioterapia pela EBMSP (salvador /Ba) 2002

Pós graduado em Terapia Manual e Postural  pela Cesumar (Londrina/Pr) 2006

Especialista em quiropraxia pelo COFFITO 2019


Cursos e Formações:

  • RPG (Phelipe Souchard)
  • Pilates 
  • Terapia Crânio Sacral (instituto upleger)
  • RMA (reequilíbrio músculo articular)
  • ENM (equilíbrio Neuro muscular) François Solier
  • Osteopatia desportiva
  • Formação completa em Terapia Instrumental Quiroprática (Porto/ Portugal)
  • Formação em IASTM
  • Método Gontead 
  • Toggler Recoil
  • Dryneedling 
  • Aperfeiçoamento em quiropraxia 
  • Ozonioterapia 
  • Terapia Neural
  • Introdução a Fitoterápicos

Siga o igor no instagram no @igorsilvacordeiro para acompanhar conteúdo de qualidade e as novidades em sua clínica!



Deixe uma resposta

EM DESTAQUE

Artrose no Joelho X Vida Saudável

Artrose no Joelho X Vida Saudável

O que é artrose e como é causada?  A...

Calos e Joanetes: Você sabe como prevenir e evitar dores?

Calos e Joanetes: Você sabe como prevenir e evitar dores?

Convidamos a Ana, podóloga que está fazendo sucesso nas...

Pectus Excavatum Leve: Como o calçado ideal ajuda no tratamento

Pectus Excavatum Leve: Como o calçado ideal ajuda no tratamento

O pectus excavatum leve é uma malformação do nascimento,...

Qual roupa combina com bota: monte looks estilosos e confortáveis!

Qual roupa combina com bota: monte looks estilosos e confortáveis!

Está se perguntando quais são as roupas que combinam...

Dor no metatarso: o que causa, sintomas, e como tratar a metatarsalgia!

Dor no metatarso: o que causa, sintomas, e como tratar a metatarsalgia!

A dor no metatarso é sentida na parte frontal...

dor na junta do pé

Dor na junta do pé: o que pode ser e como aliviar o desconforto?

Além do desconforto e do incômodo constante, a dor...

×
Welcome Newcomer