Pular para o conteúdo

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

    Quer saber o que é artrose? Confira nosso guia completo!

    Quer saber o que é artrose? Confira nosso guia completo!

    A artrose é causada pela degeneração da cartilagem que protege nossas articulações contra impactos decorrentes das nossas ações no dia a dia. Confira agora o que é artrose e como prevenir a doença degenerativa que mais acomete pessoas pelo Brasil

    Introdução

    Sentir dor nos joelhos, tornozelos, cotovelos, pés e mãos pode ser extremamente desconfortável e, não raro, é causada por uma doença degenerativa chamada artrose.

    Mas o que é artrose? 

    A artrose é causada pelo processo de degeneração das cartilagens que envolvem nossas articulações, que acabam ficando expostas e em contato entre si, causando muita dor a quem sofre com a doença.

    Saiba mais agora sobre a artrose, como preveni-la e como podemos lidar com as complicações que ela causa uma vez que se desenvolve.

     

    O que é artrose?

    A artrose é uma doença degenerativa que tem caráter crônico e que não tem cura, pois, por tratar de um processo de degradação natural das cartilagens do corpo, não há como repará-las e nem como regenerá-las.

    Quer saber, agora, o que é artrose e como elas se separam entre artrose primária e secundária?

     

    Artrose primária

    A artrose primária surge depois que uma articulação é utilizada de forma muito exaustiva, o que acaba comprometendo sua integridade.

    O envelhecimento também pode causar a artrose primária.

     

    Artrose secundária

    A artrose secundária está relacionada a casos de fratura prévia, complicações posturais - como alinhamento dos joelhos em varo ou em valgo -, e, ainda, em casos de infecções.

    Qual é a causa da artrose?

    A artrose é causada pelo desgaste natural ou não de uma cartilagem, o que faz com que haja um aumento considerável do contato dos ossos que formam nossas articulações, gerando um quadro de dor intensa e levando a pessoa à incapacidade de executar movimentos de forma natural.

    Embora seja mais comum entre idosos, a artrose pode atingir pessoas de todas as idades e pode atingir todas as articulações, sendo as mais comuns os joelhos, os quadris e as mãos.

     

    Quais sintomas de artrose?

    Agora que você sabe o que é artrose, é essencial saber reconhecer rapidamente seus sintomas, evitando complicações em relação à dor, que tende a aumentar à medida que a doença se agrava.

    Os sintomas mais comuns da artrose são dor intensa na articulação, sensação de rigidez no membro afetado, dificuldades em realizar movimentos simples.

     

    Quais as articulações mais afetadas?

    A artrose pode atingir diversas articulações do nosso corpo, embora as mais comuns sejam as mãos, os joelhos, a coluna e os quadris.

    É essencial, sempre, estar de olho em nosso corpo, na forma como nos movimentamos e, a qualquer momento, buscar ajuda médica a fim de restaurar nossa qualidade de vida.

     

    Artrose nas mãos

    A artrose nas mãos é uma das formas mais comuns da doença e têm como principal sintoma a sensação de enrijecimento nos dedos e no pulso. A pele avermelhada e as articulações inchadas também podem aparecer com os primeiros sintomas. 

     

    Artrose na coluna

    A artrose na coluna está relacionada com alterações genéticas que acabam por comprometer a qualidade de vida e o bem estar de quem é diagnosticado com ela.

    Também conhecida como a osteoartrite da coluna e, ainda, como espondiloartrose, é causada pelo desgaste natural das articulações da coluna, que acabam por gerar enrijecimento, bem como redução de movimentos naturais.

     



    Artrose no joelho

    A artrose no joelho é causada pela degradação natural da cartilagem que envolve nossas articulações. 

    Uma vez que a artrose se dá nos joelhos, a pessoa acometida passa a sentir dores intensas e severas, dificuldade em movimentar os joelhos e, ainda, inchaço.

    Algumas atividades também podem se tornar incapacitantes, causando afastamento profissional e das outras atividades cotidianas de uma pessoa.

     

    Diagnóstico de artrose: Como é feito?

    O diagnóstico da artrose é feito através do exame físico do paciente que tem a articulação afetada.

    Parte do exame físico está relacionado com a apuração da sensibilidade do paciente na região em que se manifesta a dor, bem como se há inchaço na articulação ou vermelhidão na região. 

    Outra parte do teste também está relacionada com a amplitude dos movimentos que o paciente pode executar e exames de imagem podem ser solicitados pelo médico, como uma tomografia.

     

    Como é o Tratamento de artrose?

    O tratamento da artrose é feito através de medicamentos anti-inflamatórios para o controle da dor, bem como com fisioterapia, medicamentos com corticóides a fim de diminuir a inflamação severa e, ainda, com exercícios de recuperação.

    Em casos mais complicados, a cirurgia para a substituição dos ossos danificados pode ser necessária, de acordo com a gravidade do caso.

     

    Como prevenir a Artrose

    A artrose pode ser prevenida através do controle de doenças pré-existentes, como sobrepeso e diabetes, com os cuidados relacionados à prática de atividade física e, ainda, com outros quadros inflamatórios.

    Sem dúvida, a prevenção é sempre o melhor caminho para evitar a artrose. Portanto, realizar atividade física, ter uma alimentação saudável e equilibrada e ter uma boa saúde muscular pode trazer benefícios, inclusive evitando a artrose.

     

    Qual é a diferença entre artrite e artrose?

    Agora que você sabe tudo sobre o que é artrose, é hora de tirar uma dúvida comum a todos: Qual a diferença entre artrite e artrose?

     

    Artrite

    A artrite é quadro inflamatório da articulação e pode ser causada por doenças autoimunes, tais como lúpus, gota e artrite reumatoide, bem como como uma causa da artrose.

    Isso quer dizer que nem todas as pessoas que manifestam sintomas de artrite têm artrose, embora seja a artrite justamente o sintoma da artrose em si.

     

    Artrose

    A artrose é uma doença que tem caráter crônico e é diferente da artrite porque, uma vez diagnosticada e estabelecida, não tem cura e tampouco reversão, apenas a possibilidade do controle da doença.

    Assim, quando se trata da pergunta “o que é artrose?”, a resposta principal é que a artrose é uma doença que tem como principal sintoma a artrite.

     



    Os sapatos ortopédicos podem contribuir com a prevenção e o controle da artrose, impedindo a piora das dores causadas pela artrite! 

    Conheça a linha de sapatos ortopédicos da Condi!

     

    Conclusão

    O que é artrose? A artrose é uma das doenças autoimunes mais comuns do Brasil e atinge mais de 20% da população brasileira. 

    Saber exatamente o que é artrose é um dos primeiros passos que precisam ser dados a fim de preveni-la, bem como tratá-la uma vez que os sintomas aparecem para que, com a evolução do caso, seja ainda possível controlá-la, assegurando qualidade de vida.

    comment 2 comentários

    M
    Maria Angela Perone Marques Rossetti calendar_today

    Gostei muito dos textos explicativos. Pertinente às minhas expectativas. Grata

    R
    Regina Fátima Amaral Vicente calendar_today

    Mto bom tudo que vcs falaram sobre artrose.Eu tenho é sei como é dificil

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    Entrega Garantida

    Oferecemos frete gratuito com entrega rastreável

    Parcele em até 12x

    Aceitamos cartão de crédito e boleto bancário

    Atendimento

    A nossa equipe está sempre preparada para te atender

    WhatsApp

    Perguntas Frequentes

    Encontre aqui a resposta que você procura

    FAQ

    ✔️ Produto adicionado com sucesso.