×
Welcome Newcomer

Alongamento para os pés: importância, benefícios e como fazer

Você já inseriu na sua rotina o alongamento para os pés? Faça esse carinho para o seu corpo todo em poucos minutos por dia!



Introdução

Inserir momentos para o alongamento muscular pode ser uma tática infalível para lidar com dores e com problemas relacionados à postura, à lesões anteriores e até mesmo relacionados ao cansaço.

No entanto, quando pensamos em alongamento logo nos surge a ideia de alongar braços ou pernas, mãos, coluna, pescoço… mas e os nossos pés?

Nossos pés merecem um carinho mais do que especial por conta da árdua tarefa que têm, diariamente: carregar nosso corpo para onde formos!

Quer saber mais sobre alongamento para os pés e sobre como melhorar sua vida através de exercícios simples? Vem ver!



Qual a importância de alongar os pés

Seja pelo calçado que usamos, por nossos hábitos e até mesmo por conta da nossa postura, nossos pés sofrem bastante ao longo do dia e se a dor ainda não apareceu, é só questão de tempo para que ela apareça.

Mas é possível evitá-la, com medidas preventivas que levam em conta exercícios para os pés.

Para cuidar bem dos nossos pés precisamos ir além do corte das unhas e do cuidado com a pele e prestarmos atenção à estrutura plantar: músculos, ossos e tendões.

Quando cuidamos dos nossos pés, mantendo-os sempre alongados e bem cuidados, evitamos o quadro de dor, de fadiga muscular e ainda prevenimos lesões.

Os 3 principais benefícios do alongamento para os pés



Os 3 principais benefícios do alongamento para os pés

Alongar nosso corpo traz muitos benefícios. Dentre eles, destacamos:

Reduz dor 

Boa parte da dor que sentimos na sola dos pés está relacionada às tensões musculares que podemos concentrar em nossos pés.

Isso pode estar relacionado ao uso de calçados inadequados, de má postura ou, ainda, por questões relacionadas à tendinite, fraturas ósseas ou fascite plantar.


Previne e trata a dor causada por hérnia de disco

O alongamento dos pés também pode diminuir as dores que estão relacionadas às hérnias de disco ou outros problemas na coluna, como escoliose.

Quando nossos pés não estão devidamente alongados, nossa pisada deixa de ser funcional, o que pode causar um elevado impacto para os joelhos e consequentemente para a coluna toda.


Resistência e flexibilidade

A pisada, quando realizada de forma errada, pode comprometer a saúde dos nossos joelhos e das articulações do tornozelo.

Por conta disso, quanto maior a resistência e quanto maior for a flexibilidade dos nossos pés, de forma mais e mais funcional e eficaz será nossa pisada, diminuindo, assim, a dor e o risco de lesões.


Melhora o equilíbrio

Quando nossos pés estão repletos por tensões nervosas, nosso equilíbrio pode ser comprometido por conta da falta de sensibilidade em nossos pés.

Por conta disso, quanto mais fazemos alongamento para os pés melhor ficará também o nosso equilíbrio, diminuindo dessa forma o risco de quedas e de lesões.


Alongamento para os pés: dicas de exercício e como fazer da forma correta

Alongamento para os pés dicas de exercício e como fazer da forma correta

Ficou surpreso com o tanto de vantagens, benefícios e com a importância de fazer alongamento para os pés?

Então veja, agora, alguns exercícios para fazer em casa:


Alongamento do tornozelo

Para fazer o alongamento de tornozelo, deite com as costas para o chão em um tapete macio apropriado para exercícios físicos, com as pernas esticadas.

Levante uma das pernas suavemente e aponte os dedos dos seus pés para a parede. Faça suaves rotações, sempre buscando o controle absoluto do pé, a fim de desenhar um círculo perfeito com seus dedos. Após 10 rotações, mude o sentido. 

Repita com a outra perna.


Alongamento para fascite plantar

Quando se trata da fascite plantar, é essencial ser bastante cuidadoso na execução de atividades físicas, sobretudo aquelas que exigem mais impacto.

Um bom exercício para aliviar a dor da fascite é pisar em um rolo massageador, facilmente encontrado em lojas de artigos diversos.

Esse rolo por si só promove o relaxamento e a liberação miofascial. Repita com seu outro pé.


Alongamento dedos dos pés

Para alongar os dedos dos pés estenda uma pequena toalha, tecido ou fronha no chão e apoie seu calcanhar no piso e a outra parte do pé no tecido.

Tente puxá-lo para o calcanhar usando apenas o movimento dos dedos. Repita com a outra perna.


Alongamento para os pés com esporão

Para alongar os pés com esporão e aliviar a dor dessa lesão - que costuma ser bastante intensa -, use um cabo de vassoura.

Coloque o cabo de vassoura “deitado” em uma cadeira. Flexione o joelho, de forma que seu pé fique apoiado sobre o cabo e role-o para trás e para frente por um minuto. Repita com a outra perna.


Alongamento para melhorar o equilíbrio

Alongamento para melhorar o equilíbrio

Um bom exercício para manter o equilíbrio é treiná-lo utilizando bolinhas.

A bolinha escolhida tem de ter pelo menos 8 cm de diâmetro de deve ser macia, que afunda um pouco, mas sem formar um disco, quando você pisa sobre ela.

Para massagear os pés, experimente pisar na bolinha, arrastando-a por toda a extensão da planta dos seus pés.


Alongamento para melhorar a postura

Um bom exercício para melhorar a postura tem a ver com a consciência corporal, que deve ser estimulada até que isso se torne natural.

 



Em pé, com os pés descalços, observe a forma como seus dedos se posicionam e busque sempre deixá-los “olhando para a frente”, com os joelhos bem posicionados.

Ao tomar esse cuidado é possível normalizar a rotação da perna como um todo, melhorando o encaixe do quadril e a posição da sua coluna lombar.

Usar calçados ortopédicos e anatômicos previne dores nos pés. Saiba mais!


Conclusão

Inserir em sua rotina exercícios de alongamento para os pés é uma atitude preventiva, que trata dores e ainda retarda o surgimento de sintomas de lesão, te deixando com tempo hábil para tratá-las de forma efetiva.

Além disso, o alongamento para os pés é bastante relaxante, diminui as tensões e ainda melhora nosso equilíbrio e postura.

Podemos alongar os pés sem utilizar qualquer tipo de equipamento, embora bolinhas e rolos texturizados sejam bastante bem vindos.



3 COMENTÁRIOS

Maria Eliza de S. Gontijo
March 24, 2021 Em 15:29

Agradeço e parabenizo a todos pelas valiosas informações recebidas!
Desejo sucesso sempre!!
Maria Eliza

Margarida
March 24, 2021 Em 15:29

Amei saber como fase o alongamento dos pés , pois sofro fascite e esporão uso samdalia ortopédicas para aliviar as dores , agora vou fazer o alongamento. Espero melhorar muito obrigada

Antônia das Neves lira
March 24, 2021 Em 15:29

Gostei muito dessa explicação.


Deixe uma resposta

EM DESTAQUE

Artrose no Joelho X Vida Saudável

Artrose no Joelho X Vida Saudável

O que é artrose e como é causada?  A...

Calos e Joanetes: Você sabe como prevenir e evitar dores?

Calos e Joanetes: Você sabe como prevenir e evitar dores?

Convidamos a Ana, podóloga que está fazendo sucesso nas...

Pectus Excavatum Leve: Como o calçado ideal ajuda no tratamento

Pectus Excavatum Leve: Como o calçado ideal ajuda no tratamento

O pectus excavatum leve é uma malformação do nascimento,...

Qual roupa combina com bota: monte looks estilosos e confortáveis!

Qual roupa combina com bota: monte looks estilosos e confortáveis!

Está se perguntando quais são as roupas que combinam...

Dor no metatarso: o que causa, sintomas, e como tratar a metatarsalgia!

Dor no metatarso: o que causa, sintomas, e como tratar a metatarsalgia!

A dor no metatarso é sentida na parte frontal...

dor na junta do pé

Dor na junta do pé: o que pode ser e como aliviar o desconforto?

Além do desconforto e do incômodo constante, a dor...

×
Welcome Newcomer